Prazo de inscrição para o Encceja termina nesta sexta-feira

Publicado em 02/06/2023 - 09:56 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Terminam nesta sexta-feira (2) as inscrições para o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2023. A inscrição pode ser feita no site enccejanacional.inep.gov.br.  

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.  

Para participar, não precisa pagar nada.  Menos para quem se inscreveu na edição anterior, não compareceu e nem justificou a ausência ou teve a justificativa reprovada. Nesse caso, para fazer o exame de 2023, o estudante deverá ressarcir ao Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o valor de R$ 40, o que deve ser feito até 9 de junho.  

Neste ano, a novidade é para o atendimento especializado. Agora existe a possibilidade de optar por um cartão-resposta com fonte ampliada para pessoas com deficiência visual, opção que pode ser feita no sistema de inscrição.  

Pessoas com transtorno do espectro autista também terão uma correção diferenciada da prova de redação.  

Além disso, os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise. Já os participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória. 

 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo