Novo programa do governo oferece bolsas de doutorado para mulheres

Negras, quilombolas e ciganas serão beneficiadas com o benefício

Publicado em 20/07/2023 - 19:33 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um programa, lançado nesta quinta-feira e liderado pelo Ministério da Igualdade Racial, vai oferecer bolsas de doutorado e pós-doutorado no exterior para mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas: é o Programa Atlânticas.  

O valor investido pelo governo será de R$ 8 milhões. Para concorrer ao benefício, elas precisam estar matriculadas em algum curso de doutorado reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes).

No caso do doutorado, ele será na modalidade sanduíche; ou seja, parte aqui no Brasil e parte no exterior.  

Segundo dados da pasta, menos de 5% das bolsas desse tipo são recebidas por mulheres negras, enquanto as mulheres brancas têm 30%.   

Já no caso do pós-doutorado no exterior, 12% de bolsistas negras contra 38por cento brancas. Em nenhum dos dois casos há mulheres indígenas.  

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Educação

CNU: 215 mil colaboradores vão atuar na aplicação das provas

Eles estão divididos em aplicadores, fiscais de prova e gestores, que passaram por treinamento e qualificação profissional.

Baixar arquivo
Internacional

Rússia declara estado de emergência em Belgorod após ataque ucraniano

Segundo a autoridade local, a situação é difícil, com bombardeios e morte de civis. Essa é a primeira investida ucraniana bem sucedida ao território russo desde que Moscou invadiu a Ucrânia há dois anos e meio.

Baixar arquivo
Educação

UFRRJ vai debater cotas para pessoas trans e travestis na graduação

Segundo a UFRRJ, a implementação das cotas vai ampliar a diversidade e a representatividade no ambiente acadêmico. A reserva prevista é de 3% das vagas de graduação, por curso e turno, por período letivo. Ativistas ressaltam que o desafio não é apenas entrar na universidade, mas se manter nela.

Baixar arquivo
Educação

Ideb 2023: ensino fundamental atinge meta; ensino médio não

Em 2023, 600 mil jovens abandonaram os estudos durante o ensino médio. Ministro da Educação defende programas para manter o aluno na escola e o aumento do ensino profissionalizante.

Baixar arquivo
Política

MP do Rio vai usar IA para analisar registros de candidaturas

O principal objetivo é dar celeridade ao processo de avaliação e eventual impugnação de candidaturas pelos promotores de Justiça. Na avaliação do procurador Luciano Mattos, a ferramenta é um primeiro passo para melhorar a transparência das eleições.

Baixar arquivo
Geral

São Paulo lidera despejos e ameças de despejos

Mais de 9.500 famílias foram despejadas no estado de São Paulo de outubro de 2022 a julho de 2024. E cerca de 90 mil pessoas estão sob ameaça de despejo.

Baixar arquivo