Em Brasília, manifestantes pedem a revogação do Novo Ensino Médio

Publicado em 09/08/2023 - 16:44 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Manifestantes pediram a revogação do Novo Ensino Médio e o respeito ao Piso Nacional do Magistério nesta quarta-feira (9), em Brasília. O Ato Nacional em Defesa da Educação Pública aconteceu pela manhã, no Ministério da Educação, com um abraço simbólico no prédio e a entrega de propostas ao MEC. 

À tarde, na Câmara dos Deputados, entregaram ao presidente Arthur Lira uma pauta de reivindicações. Participaram estudantes, professores, trabalhadores e gestores da educação, além de membros de movimento estudantil e sindicatos.

A ideia é pressionar os poderes pela valorização da educação pública e, principalmente, mudanças no Ensino Médio. É o que explica o diretor da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Jailson Alves dos Santos.

O Novo Ensino Médio foi aprovado por lei em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. A revogação tem sido um pedido recorrente de entidades do setor, especialistas e movimentos sociais. Para o Gabriel Henrique, aluno do terceiro ano da Escola Estadual José Gomes Pimentel, em Buritis, Minas Gerais, é preciso mudar.

O governo pretende enviar até setembro ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para alterar a reforma do Ensino Médio. Por isso, o Ministério da Educação recebe até 21 de agosto contribuições para a versão final do relatório sobre a consulta pública do Ensino Médio. Depois de receber as propostas, o MEC vai avaliar o que pode ser enviado por Projeto de Lei ao Congresso Nacional ou ser editado por Portaria.

Edição: Jacson Segundo/ Suzana Guimarães

Últimas notícias
Direitos Humanos

Lula participa de entrega de apartamentos do programa Morar Carioca

Segundo Eduardo Paes, prefeito da cidade, as pessoas beneficiadas com esse programa foram vítimas de uma enchente em 1960; e levadas, provisoriamente, para um lugar chamado Vagão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal: FAB lança 12 mil litros de água por voo em combate a fogo

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Entrevista: Viva Maria destaca "Capacita Cop 30" do Sesc Pará

A apresentadora do programa Viva Maria, Mara Régia, entrevistou diretora regional do Sesc Pará, Heloíva Tavora para falar sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Baixar arquivo
Geral

Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara em julho

Após 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, em julho, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

App Clique Cidadania atende migrantes e refugiados do RS

Na ferramenta digital, disponível para Android e iOS, é possível obter informações sobre como acessar programas emergenciais, benefícios e serviços sociais, localizar abrigos, entre outros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet: julho terá temperaturas elevadas e chuvas no Norte e litoral

A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.
 

Baixar arquivo