Os Estados e municípios têm até esta quinta-feira (31) para aderirem ao Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação. A adesão é voluntária e contempla toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Além disso, dá acesso à assistência financeira para ampliar e diversificar oportunidades educativas, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas para os estudantes.
Até agora, o programa já teve adesão de pelo menos 23 Estados brasileiros e de 7 em cada 10 municípios. O Nordeste é a região que mais teve adesão municipal, seguido das regiões Norte e Sul do país.
A proposta é induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica e cumprir a meta 6 do Plano Nacional de Educação. De acordo com o MEC, o investimento de R$ 4 bilhões pode ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral ainda em 2023. O objetivo é alcançar, até 2026, 3,2 milhões de matrículas.
De acordo com último Censo Escolar, o país possui 47 milhões de estudantes na educação básica, em mais de 178 mil escolas pelo país. Os detalhes do Programa Escola em Tempo Integral podem ser conferidos no site do MEC e por meio de uma Central de Atendimento, no telefone 0800 616161.