Dicas do Enem: Saiba o que o candidato precisa para fazer o exame

Este é um checklist pra você não ser surpreendido

Publicado em 31/10/2023 - 19:20 Por Oussama El Ghaouri, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023, é agora, no próximo domingo.  Além do estudo, está tudo pronto pra encarar a primeira rodada de provas? 

Então, só pra dar aquela conferida básica, a gente faz um checklist pra você não ser surpreendido. Com quem? O professor Marcos Zablonsky, Doutor em Educação e Professor da Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

E ele já destaca o site enem.inep.gov.br/participante. Lá o candidato encontra tudo o que ele não pode esquecer pra fazer as provas. 

O professor lembra que documentos digitais também são aceitos, mas nos aplicativos originais. Nada de foto do documento. 

E se perdeu a identificação, vale um boletim de ocorrência da polícia feito no máximo há 90 dias da primeira rodada exame. 

Sobre o tipo de caneta pra fazer a prova, a gente lembra que precisa ser caneta preta com tubo incolor. 

Marcos alerta ainda sobre vários acessórios que não são permitidos durante a realização das provas, como boné, protetor auricular e entre outros. Ele explica também sobre lanches e água, que a garrafa deve ser transparente e lanches que não façam barulho.

Zablonsky pede antecedência na chegada ao local de prova para evitar o estresse antes do início do exame.  Tanto no dia 5 quanto no dia 12 de novembro, os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma hora da tarde. As provas começam uma e meia da tarde. Tudo no horário de Brasília. Só que no primeiro dia, elas terminam às 19h, no segundo, 18h30.  

E o professor dá algumas dicas sobre a postura do candidato durante a realização das provas, como não olhar ao lado e não carregar nada nos bolsos.

Sobre as pessoas com necessidade de atendimento especial, o professor esclarece que pode levar o acompanhante, mas ele deve chegar junto com o candidato.

No mais, o professor reforça a importância de ler atentamente o edital do Enem e de seguir as orientações durante as provas. 

Depois desse checklist e de todas essas orientações do professor Marcos Zablomsky, a gente te deseja uma boa preparação final e uma excelente prova!  

*O Dicas do Enem é um produto da Radioagência Nacional em parceria com o Radiojornalismo EBC e contou com a produção de Simone Magalhães e sonoplástia de Jailton Sodré.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo