Dicas do Enem: Professoras dão uma aula para você ir bem na Redação

Elas apostam em temas sociais, sobre minorias ou meio ambiente

Publicado em 01/11/2023 - 19:30 Por Oussama El Ghaouri, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na reta final para o Enem 2023 e a poucos dias da primeira rodada de provas no próximo domingo, a gente dá dicas de Redação. 

Pra tratar do assunto, conversamos com duas professoras experientes na disciplina. 

A Duda Andrade, que foi inclusive Redação Nota 1000 no Enem em 2017, e que, há cinco anos, tem o curso de Redação Team Duda Andrade. E a Júlia Ferreira, coordenadora de Redação do curso Redação Nota Mil. Aliás, ela já começa dando a primeira dica pra um bom texto, como observar o que está sendo pedido e a abordagem que está sendo proposta. Depois dos textos, é hora de estruturar a redação, com a introdução e o desenvolvimento argumentativo. A professora chama atenção também pro encadeamento das ideias. E alerta para o excesso de ideias apresentadas. 

Outro ponto fundamental na Redação do Enem é o desfecho, a chamada proposta de intervenção, para isso é necessário que o candidato faça uma proposta relacionada a discussão do tema e que contenha cinco elementos, que são o agente, ação, meio, efeito e o detalhamento de um dos elementos, trazendo uma proposta que solucione o problema apresentado no texto.

Já a professora Duda Andrade, fala sobre aquele medo que todo mundo tem de se deparar com um tema desconhecido. Júlia Ferreira lembra que os próprios textos da prova de Redação também ajudam. Mas, estar antenado com o mundo também é importante. Duda Andrade diz que que existe espaço na redação pro candidato colocar sua visão do mundo. Mesmo assim, a professora Duda dá mais uma dica pra ficar preparado para qualquer tema: o estudo dos eixos temáticos. 

Sobre a estratégia pra realização das provas do primeiro dia, Duda orienta começar por Redação, preparando o rascunho e depois resolver as questões. Para a professora, a prova de humanas, na sequência da Redação, pode até trazer algumas ideias para melhorar o texto, e entre os cuidados que o candidato precisa ter, as professoras destacam evitar os erros gramaticais.; a partir de três, já se perde ponto. Os erros de sintaxe e regência também são bem comuns; por isso, esses assuntos também merecem atenção. 

E quando se trata de apostar no tema da Redação, as professoras não divergem muito. Mas, lembram da importância de sempre associar o tema ao contexto brasileiro. Para Júlia, os destaques ficam com a tecnologia da inteligência artificial, como o Chat GPT, e a proteção da infância.  

Duda acredita que este ano, com a mudança de governo, a cobrança deve ser mais social e focada nas minorias, como crianças e idosos.

Com todas essas dicas, agora é arregaçar as mangas e escrever! Boa redação! 

*O Dicas do Enem é um produto da Radioagência Nacional em parceria com o Radiojornalismo EBC e contou com a produção de Simone Magalhães e sonoplastia de Jailton Sodré.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo