A partir desta terça-feira, todas as pessoas com dívidas no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, já podem ir às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, para negociar os descontos. É o que afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
A declaração foi dada, nesta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto, depois que o titular da educação se reuniu com o Presidente Lula, para tratar de assuntos ligados à pasta. Segundo o ministro, a negociação envolve mais de 1,2 milhão de pessoas que ficaram com o nome sujo e somam mais de R$ 50 bilhões em dívidas. Na negociação, é possível ter desconto de até todo o valor dos juros ou das multas. E no valor da dívida, o desconto pode chegar a 99%.
Também nesta segunda, e um dia após o primeiro dia de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, o ministro Camilo Santana descartou qualquer possibilidade de cancelar o exame deste ano, após indícios de fraudes. Segundo ele, as ocorrências “são pontuais” e a Polícia Federal investiga todos os casos.
O titular da educação ainda citou que 15 pessoas foram presas, e mais de quatro mil candidatos foram desclassificados, no primeiro dia de provas do Enem. Também circulam nas redes imagens atribuídas ao vazamento de provas antes do início do exame, o que ele também disse que está sendo investigado em Pernambuco e no Distrito Federal.