Parceria entre UFRJ e Huawei investe em cursos na área de tecnologia

Publicado em 13/01/2024 - 10:15 Por Solimar Luz* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão poder aprofundar seus conhecimentos em tecnologia em uma das maiores empresas do setor: a multinacional Huawei.

A iniciativa é fruto de um acordo assinado em junho de 2023 entre a empresa e o Ministério da Educação.

O programa prevê conteúdos como computação em nuvem, inteligência artificial e 5G. 

A superintendente de Tecnologia de Informação da UFRJ, Ana Maria Ribeiro, explica que a parceria com a gigante chinesa vai se somar a outras parcerias que a Universidade mantém com empresas do setor de tecnologia. 

Os cursos estarão disponíveis na plataforma MECPlace, do governo federal. O programa faz parte da Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem, lançada em 2022 com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros após a pandemia.

* Com colaboração de Mariana Tokarnia, da Agência Brasil.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo