Estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão financiar até 100% da mensalidade da educação superior, por meio do Fies Social.
A medida, que só em 2024 deverá ter mais de 100 mil beneficiados, foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União.
O Fies Social é uma nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) programa do Ministério da Educação (MEC) executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
A possibilidade de financiamento total visa retomar o papel social do programa.
Entre as novidades, há previsão de reserva de vagas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024.
Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, ressalta a importância da medida:
" As mudanças propostas pelo MEC tornam o Fies mais social, mais conectado com aquela faixa de público que realmente precisa dos 100% do Fies. Nós acreditamos que esse foi o passo importante para resgatar o Fies como grande programa de inclusão educacional no Brasil", disse Niskier.
O candidato ao financiamento precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar nota média igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação.