Governo lança o programa Alfabetiza Juntos SP

Publicado em 21/02/2024 - 17:13 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Alfabetizar - e bem - crianças de até sete anos. Essa é a meta do programa Alfabetiza Juntos SP, lançado nessa terça-feira (20). Para isso, o governo paulista vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação.

O programa quer ter 90% de crianças leitoras até 2026. E assim superar os resultados coletados em dezembro do ano passado, que aponta que apenas 64% das crianças matriculadas na rede estadual eram considerados leitores iniciantes ou fluentes.

Esse registro é da Avaliação de Fluência Leitora, feito em duas etapas pela Secretaria de Educação, com a participação de quase 330 mil alunos.

No lançamento do Alfabetiza Juntos SP, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou que a alfabetização na idade certa vai trazer aos estudantes os melhores resultados no futuro, seja na Prova Paulista, no Provão Paulista e no vestibular.

"Quem se alfabetiza melhor é quem vai melhor lá na frente. Quem se alfabetiza melhor é quem vai ter o melhor resultado na Prova Paulista, quem vai ter o melhor resultado no Provão Paulista, quem vai ter o melhor resultado no vestibular. E aí, nós precisamos cuidar da base. Nós precisamos alfabetizar na idade certa. 

Para este ano, a expectativa do Alfabetiza Juntos SP é a implantação em todos os municípios, com avaliação ao término de cada semestre. O investimento no programa será de R$ 200 milhões.

Edição: Samia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo