SC: Zanin suspende normas que dispensam vacina para matrícula escolar

20 municípios dispensavam apresentação do comprovante contra covid-19

Publicado em 16/02/2024 - 11:04 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, por meio de liminar, suspendeu todas as normas e decretos de 20 municípios de Santa Catarina que dispensam a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para matrícula de alunos na rede municipal de ensino.

Com as voltas as aulas, Zanin entendeu como sendo urgente a concessão da liminar.

Segundo o ministro, todos os brasileiros e brasileiras têm direito de conviver num ambiente sanitariamente seguro, e isso se sobrepõe a eventuais pretensões individuais de não se vacinar.

No caso de crianças e adolescentes, a necessidade de proteção está reforçada pelo ECA, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O ministro cita ainda que, no caso das vacinas contra a covid-19, já há decisões do STF que dizem ser constitucional a obrigatoriedade da vacina para crianças e adolescentes.

Entre os municípios atingidos pela decisão estão: a capital Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Criciúma, Brusque e Blumenau.

A decisão atende a pedido apresentado pelo Psol e ainda será julgada pelo plenário do STF.

Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Fogo no Parque Nacional de Brasília está parcialmente controlado

As equipes trabalham agora na contenção das chamas, que já destruíram cerca de 2,4 mil hectares, desde o último domingo.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência das empresas ficou estável em julho, diz Serasa

Foram registrados 6,9 milhões de CNPJs no vermelho. Esse total representa quase 32% das companhias existentes no Brasil, revelando uma queda de 0.4 ponto percentual em relação a junho.

Baixar arquivo
Geral

Polícia apreende 750 celulares de origem suspeita em operação no Rio

O objetivo da ação era recuperar aparelhos de telefone furtados durante o Rock in Rio. Duas pessoas foram presas em flagrante. 

Baixar arquivo
Geral

Marina Silva defende pena rigorosa para incêndio intencional

As penas hoje vão de dois a quatro anos de prisão e podem ser convertidas em pena alternativa. A ministra defendeu a aprovação de um projeto do senador Fabiano Contarato que inclui o incêndio criminoso no rol dos crimes hediondos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos detalha combate ao fogo

O incêndio florestal que atinge, desde a semana passada, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio de Janeiro, exige uma união de esforços de diversos órgãos federais e estaduais, como o Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasileiro do Meio Ambien

Baixar arquivo
Geral

Concurso dos Correios tem banca definida

A data ainda não foi divulgada, mas já foi escolhida a banca do Instituto Brasileiro de Formação e Captação para organizar todo o certame. A expectativa é que a publicação do edital saia ainda neste mês de setembro e as contratações comecem neste ano.

Baixar arquivo