Governo anuncia 100 campi da rede federal de ensino

Publicado em 12/03/2024 - 16:12 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com 782 unidades federais de ensino médio, o Brasil vai ganhar mais cem campi do tipo. A cerimônia de anúncio das novas obras foi nesta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília. As unidades serão implementadas em todos os estados e no Distrito Federal. A maior parte tem o ensino médio integrado a cursos técnicos, que ensinam aos jovens uma profissão.

Durante a cerimônia, o presidente Lula recebeu dezenas de estudantes do ensino médio. E, ao mencionar que os institutos vão ensinar uma profissão, com o ensino técnico, destacou a importância desse tipo de ensino para as mulheres saírem de relações abusivas. "A formação da mulher é uma coisa muito importante. Porque normalmente a gente ouve dizer que uma mulher passa necessidade, sofre com o seu companheiro, é violentada dentro de casa. E  ela não toma uma atitude porque ela não trabalha fora de casa, ela não tem uma profissão. E ela fala: eu tenho que ficar aqui porque eu tenho três filhos e ele tem que me dar comida. Mas quando a mulher tem uma profissão, ela tem um salário, ela não vai viver com um homem que não goste dela". 

Os cem novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vão gerar 140 mil novas vagas para estudantes do país. A maior parte das instalações vai ficar na Região Nordeste, que vai receber 38 campi. Depois vem o Sudeste com 27; Sul com 13, Norte com 12 e 10 no Centro Oeste.

Os institutos federais vão ser construídos com verbas do Novo PAC, o programa de infraestrutura do governo federal, que prevê R$ 3,9 bilhões para novas unidades e a melhoria de algumas já existentes.

Segundo o governo, a expansão dessas escolas federais de ensino médio é para aumentar as “vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis”.

Edição: Paula de Castro / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo