A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.
A área, inclusive, está na Política Nacional de Cibersegurança, criada no fim do ano passado pelo governo federal para orientar as ações no tema.
De acordo com Nakamura, a alfabetização digital já faz parte da educação de crianças em alguns países e a abordagem da segurança digital é mais do que necessária nas grades curriculares dos mais diversos graus de escolarização.
Nakamura destaca que diferentemente dos golpes do passado, um golpe no celular pode ter repercussões muito maiores, pelo volume de informações que o aparelho carrega – e pode até refletir em empresas ou instituições.
Na avaliação do especialista, a Política Nacional de Segurança Cibernética direciona corretamente o que precisa ser abordado na área, e o país já tem várias estruturas para responder aos ataques cibernéticos.
Nakamura observa que o assunto é de extrema relevância, porque várias áreas dependem cada vez mais do ambiente digital.
A Política Nacional de Cibersegurança criou um comitê nacional que vai propor atualizações para estratégia nacional e contribuições para o Plano Nacional de Cibersegurança.