Brasil lança pacto nacional para superar analfabetismo

Publicado em 06/06/2024 - 21:55 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos em ações para superar o analfabetismo no país. 

Nesta quinta-feira (6), foi anunciado o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Serão ofertadas mais de três milhões de novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino, incluindo o ensino integrado à educação profissional.

Ainda está prevista a ampliação do programa Pé de Meia para atendimento desse público. Serão beneficiados cerca de 135 mil alunos. Além disso, serão distribuídas 60 mil bolsas de formação continuada para alfabetizadores populares.

O pacto prevê ainda investimento de R$ 44 milhões no Programa Dinheiro Direto na Escola, principalmente para estimular a criação de salas de acolhimento para filhos e netos dos estudantes, e 100 mil vagas no ProJovem Urbano e Campo. O programa atende jovens entre 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.

No evento, o ministro Camilo Santana lembrou que o Brasil chega ao final do Plano Nacional de Educação, que definiu metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, sem alcançar nenhuma das metas da Educação de Jovens e Adultos.

Camilo Santana ainda ressaltou que o pacto para erradicação do analfabetismo foi construído e conta com a participação de vários ministérios, entidades como Unicef e Unesco, e setores da sociedade.

Dados do último censo demográfico do IBGE apontam que o Brasil tem mais de 11 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas. As taxas de analfabetismo na população negra correspondem a mais do que o dobro na comparação com brancos.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Proposta de Novo Ensino Médio, do Senado, deve ser rejeitada na Câmara

O relator do projeto na Câmara, deputado Mendonça Filho, afirma que a tendência dele é manter o texto que foi aprovado pelos deputados. A carga horária está entre os principais pontos de divergência. Especialistas recomendam aprovação do texto do Senado. 

Baixar arquivo
Educação

Candidatos do RS têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem

As provas serão dias 3 e 10 de novembro, mas o Ministério da Educação avalia a necessidade de realização do exame  em outro dia para os candidatos gaúchos.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção masculina de vôlei perde de 3 a 0 para o Canadá

A seleção brasileira de vôlei masculino não tem mantido um desempenho equilibrado. Bernardinho tem rodado bastante o time e perdeu a sua quinta partida nesta sexta-feira (21/06). Desta vez de 3 a 0 para o Canadá.

Baixar arquivo
Cultura

Roupas dos bailes europeus influenciaram nos trajes juninos do Brasil

As roupas de baile foram adaptadas para a realidade rural brasileira, com as mulheres usando vestidos estampados, rodados ou godê. Já os homens, trajando camisas em tecido xadrez.

Baixar arquivo
Cultura

São João de Campina Grande (PB) deve receber 3 milhões de pessoas

As festas juninas no Nordeste chegam ao ponto mais alto no domingo (23/06). Em Campina Grande, na Paraíba, onde acontece o tradicional “Maior São João do Mundo” há 41 anos, a expectativa é de cidade lotada. 

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao segundo lote de restituição do IR 2024

A consulta já está disponível, nesta sexta-feira (21), para mais de 5,7 milhões de contribuintes

Baixar arquivo