Servidores da educação definem na semana que vem se continuam em greve

Publicado em 12/06/2024 - 11:16 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os servidores técnicos administrativos da Educação se reúnem em assembleias pelo país, na semana que vem, para analisar a contraproposta apresentada pelo governo para pôr fim à greve da categoria. O movimento já dura mais de dois meses. A decisão deve sair a partir da quinta-feira, 20 de junho.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a nova proposta, apresentada em reunião com representantes de sindicatos da categoria, prevê reajuste médio de 29,6% em quatro anos. Isso já contando com o reajuste geral de 9% dado a todos os servidores federais no ano passado, além de progressão de 4% a partir de 2026.

O reajuste final ficou entre 25% a 44% dependendo da classe e do nível na carreira. A proposta anterior previa reajuste médio de 28%, sem aumento no percentual da progressão de carreira (nível salarial).

Assim como os servidores públicos federais, os técnicos administrativos receberam reajuste de 118% no auxílio-alimentação, que chegou a R$ 1.000, e de 51% no auxílio-saúde e auxílio-creche.

Professores e servidores de cerca de 60 universidades federais e de mais de 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve desde o dia 15 de abril, no caso dos professores; e desde março, no caso dos técnicos. Eles pedem, entre outras coisas, a recomposição dos salários ainda este ano, o que não foi aceito pelo governo, até o momento.

A contraproposta do governo para os docentes será apresentada na sexta-feira, dia 14.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo