28% das escolas proíbem uso do celular, diz Comitê Gestor da Internet

60% das escolas têm regras de utilização do aparelho

Publicado em 06/08/2024 - 20:05 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

60% das escolas de ensino fundamental e médio no Brasil têm regras para o uso de celulares e permitem o uso do aparelho apenas em horários e locais específicos.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, que ouviu 3 mil gestores de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais.

A pesquisa mostra também que 28% das escolas proíbem completamente o uso do celular.

Entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a proibição subiu de 32% em 2020 para 43% em 2023.

Para os anos finais do fundamental, passou de 10% para 21%. No ensino médio, apenas 8% das escolas proíbem o uso do celular.

As escolas estão também limitando o uso da Wi-Fi. De 2020 a 2023, a porcentagem das que liberam caiu de 35% para 26%; e das que restringem, foi de 48% para 58%.

A coordenadora da pesquisa, Daniela Costa, explica qual o motivo alegado pelas escolas para as restrições.

“Especificamente em relação à aprendizagem, há o receio de que telefone celular provoque distrações, dificultando a atenção dos estudantes. Já em relação à restrição de acesso ao Wi-Fi, pode estar fundamentada na segurança dos estudantes, como forma de as escolas controlarem, ou limitarem, os conteúdos acessados pelos alunos nas escolas. A restrição de acesso ao Wi-Fi pode também estar vinculada às condições de conectividade das instituições. Principalmente naquelas onde a conexão não suporta muitos acessos ao mesmo tempo, ou o sinal não permite o compartilhamento da rede com os estudantes”.

O Cenpec, organização com projetos para reduzir desigualdades educacionais, acredita que as regras para o uso do celular fazem parte do dia a dia das escolas.

Mas, é preciso combinar tudo com a comunidade escolar: professores, gestores e estudantes, já que essas tecnologias fazem parte da vida de todos.

E, por isso, é preciso educar as crianças e os jovens para esse mundo, como explica a diretora executiva do Cenpec, Beatriz Cortese.

“Se as escolas não forem os espaços em que isto for discutido, a gente vai ter um problema muito grande de acesso à informação, em todas as classes sociais, de todos os jeitos. Então, os alunos precisam ser ensinados a manusear o celular, a entender, olhando pra um celular, o que é uma informação melhor, o que é uma informação pior, o que significa postar alguma coisa, ou só mandar alguma coisa pessoal pra alguém. Tudo isso precisa ser parte do conteúdo escolar”.

De acordo com a pesquisa, o acesso à internet nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil chegou a 92%, comparado a 82% em 2020.

O maior crescimento foi nas escolas rurais, onde a conectividade passou de 52% para 81%. Nas escolas do interior, o acesso subiu de 79% para 91%.

O estudo também destaca a melhoria na disponibilidade de computadores nas escolas rurais, que subiu de 63% em 2020 para 75%, em 2023.

Mas, 42% das escolas municipais ainda não têm computadores suficientes para os alunos.

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, a restrição nesse contexto pode limitar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e precisa ser avaliada.

Já a conectividade nas salas de aula aumentou de 60% para 80% nas escolas municipais e estaduais, se aproximando das escolas privadas, que atingiram 88%.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Uso excessivo de redes sociais pode ser prejudicial para saúde mental

Muitos estudos associam a dependência da internet, em alguns casos, a transtornos mentais como depressão e ansiedade. 

Baixar arquivo
Política

Viva Maria celebra Macaé Evaristo no ministério dos direitos humanos

Macaé Evaristo foi indicada para o Ministério dos Direitos Humanos, substituindo Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após acusações de assédio sexual. Com essa nomeação, o governo Lula passa a contar com 10 mulheres na Esplanada dos Ministérios.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas Eliminatórias da Copa 2026

Nesta terça-feira, a Rádio Nacional transmite, a partir das nove e quinze da noite, todas as emoções de Paraguai e Brasil direto do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Baixar arquivo
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo