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Educação

Ideb 2023: ensino fundamental atinge meta; ensino médio não

O melhor desempenho foi nos anos iniciais do ensino fundamental
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Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
14/08/2024 - 17:08
Brasília
Brasília (DF), 14.08.2024 - O ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, e o Diretor de Estatísticas do INE Carlos Moreno divulgam os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

Os anos iniciais do ensino fundamental atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação básica, mas o Ensino Médio ainda é um desafio. Os números do Ideb 2023 foram divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação.

O melhor desempenho foi nos anos iniciais do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano. A nota subiu de 5,8, em 2021, e chegou a 6. Os anos finais, do 6º ao 9º ano, ficaram com índice de 5 no ano passado, uma redução de 0,1.

O grande desafio ainda é o ensino médio, apesar de um pequeno avanço. O índice aumentou de 4,2 para 4,3.

De acordo com o governo, é preciso cautela nessa comparação, porque os dados de 2021 do Ideb foram distorcidos pela pandemia de covid-19. Na época, a decisão foi de não reprovar estudantes. E a aprovação nos anos letivos entra nesse cálculo.

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt (Schuaicart), aponta a importância da colaboração entre os estados e os municípios.

Em 2023, 600 mil jovens abandonaram os estudos durante o ensino médio, disse o ministro da Educação, Camilo Santana. Por isso, ele defendeu programas para manter o aluno na escola e o aumento do ensino profissionalizante, que está no projeto de lei no novo ensino médio.

Outro número do cálculo do Ideb é o desempenho dos estudantes nas provas do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica. Até o quinto ano fundamental houve uma recuperação aos patamares próximos de 2019. Já nos anos finais e no ensino médio, o aprendizado ficou estabilizado.

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