Ideb 2023: ensino fundamental atinge meta; ensino médio não

O melhor desempenho foi nos anos iniciais do ensino fundamental

Publicado em 14/08/2024 - 17:08 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os anos iniciais do ensino fundamental atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação básica, mas o Ensino Médio ainda é um desafio. Os números do Ideb 2023 foram divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação.

O melhor desempenho foi nos anos iniciais do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano. A nota subiu de 5,8, em 2021, e chegou a 6. Os anos finais, do 6º ao 9º ano, ficaram com índice de 5 no ano passado, uma redução de 0,1.

O grande desafio ainda é o ensino médio, apesar de um pequeno avanço. O índice aumentou de 4,2 para 4,3.

De acordo com o governo, é preciso cautela nessa comparação, porque os dados de 2021 do Ideb foram distorcidos pela pandemia de covid-19. Na época, a decisão foi de não reprovar estudantes. E a aprovação nos anos letivos entra nesse cálculo.

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt (Schuaicart), aponta a importância da colaboração entre os estados e os municípios.

Em 2023, 600 mil jovens abandonaram os estudos durante o ensino médio, disse o ministro da Educação, Camilo Santana. Por isso, ele defendeu programas para manter o aluno na escola e o aumento do ensino profissionalizante, que está no projeto de lei no novo ensino médio.

Outro número do cálculo do Ideb é o desempenho dos estudantes nas provas do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica. Até o quinto ano fundamental houve uma recuperação aos patamares próximos de 2019. Já nos anos finais e no ensino médio, o aprendizado ficou estabilizado.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo