![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 29/07/2024 – Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) protestam contra cortes e limitação de benefícios que garantem a permanência estudantil, como auxílio-alimentação e bolsa de apoio a alunos em vulnerabilidade social. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) continuam ocupando a sede da reitoria, no bairro do Maracanã, Zona Norte da capital fluminense. Eles protestam contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade.
Nesta quinta-feira (15/08) houve confronto entre os manifestantes e seguranças. Os ânimos se acirraram quando os estudantes estenderam a ocupação também ao Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus Maracanã. Eles montaram uma barricada com bancos e cadeiras, para impedir o acesso ao prédio. Segundo relatos e vídeos de estudantes, houve truculência por parte dos servidores e seguranças que buscavam a desocupação do local, cenário de muita confusão.
Em comunicado, a reitoria informou que considerou as ações dos estudantes "inaceitáveis" e determinou a abertura de sindicância para a apuração imediata dos fatos e identificação dos envolvidos. A Uerj diz que aproximadamente 40 estudantes seguem ocupando a área da reitoria. E informa que, “de forma pacífica”, seguranças terceirizados e servidores já retiraram as barreiras das entradas e liberaram o prédio.
Em um outro comunicado, a Uerj informou que, após a realização do Fórum de Direções das Unidades Acadêmicas, foi decidido que o expediente segue normal nesta sexta-feira (16/08), com a realização de aulas e demais atividades.
As entradas do Pavilhão João Lyra Filho amanheceram liberadas e com controle de acesso. A vigilância foi reforçada em todo o campus.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/12/2024 - Rio de Paz faz ato contra mortes de crianças por violência, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Luiz Silveira/Agência CNJ Brasília (DF) 10/04/2024 - Inpeção nos presídios de Goiânia, em 21/05/2023 - Inspeção da equipe do DMF na Casa de prisão Provisória em Aparecida de Goiânia.
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/Agência Brasil Brasília (DF) 12/02/2025 - Ministro da Casa Civil Rui Costa apresenta aos gestores municipais os detalhes da segunda etapa do Novo PAC Seleções, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Lula Marques/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/12/2024 - Câmeras corporais de segurança da PM de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)