Segue o protesto de estudantes no campus principal da Uerj

Publicado em 16/08/2024 - 11:30 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) continuam ocupando a sede da reitoria, no bairro do Maracanã, Zona Norte da capital fluminense. Eles protestam contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade.

Nesta quinta-feira (15/08) houve confronto entre os manifestantes e seguranças. Os ânimos se acirraram quando os estudantes estenderam a ocupação também ao Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus Maracanã. Eles montaram uma barricada com bancos e cadeiras, para impedir o acesso ao prédio. Segundo relatos e vídeos de estudantes, houve truculência por parte dos servidores e seguranças que buscavam a desocupação do local, cenário de muita confusão.

Em comunicado, a reitoria informou que considerou as ações dos estudantes  "inaceitáveis" e determinou a abertura de sindicância para a apuração imediata dos fatos e identificação dos envolvidos. A Uerj diz que aproximadamente 40 estudantes seguem ocupando a área da reitoria. E informa que, “de forma pacífica”, seguranças terceirizados e servidores já retiraram as barreiras das entradas e liberaram o prédio.

Em um outro comunicado, a Uerj informou que, após a realização do Fórum de Direções das Unidades Acadêmicas, foi decidido que o expediente segue normal nesta sexta-feira (16/08), com a realização de aulas e demais atividades.

As entradas do Pavilhão João Lyra Filho amanheceram liberadas e com controle de acesso. A vigilância foi reforçada em todo o campus.

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo