Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Ao todo, 50 mil pessoas fazem parte do programa

Publicado em 16/09/2024 - 19:07 Por Nathalia Maciel - estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

As mulheres são a maioria dos estudantes de graduação inscritos no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. Das mais de 50 mil pessoas que fazem parte do programa, 68,23% são mulheres, segundo dados do Ministério da Educação.

Outro grupo com um grande número de beneficiados são os pretos ou pardos, que representam 56,1%.

Tocantins é o estado com mais mulheres inseridas no financiamento e o Amazonas é a unidade da Federação com o maior percentual de universitários pardos no programa.

Em 2024, o MEC implementou uma série de medidas que facilitam a entrada de estudantes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade no ensino superior. Por meio do Fies Social, 50% das vagas em cada edição são reservadas para pessoas nessas condições.

Essa modalidade do fundo concede até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Pessoas pretas, pardas, indígenas e pessoas com deficiência também tem direito as cotas.

O programa também fez mudanças no financiamento dos cursos de medicina. O valor passou de R$ 52,9 mil para R$ 60 mil.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas de educação superior. Para participar do programa, o interessado deve ter feito o Enem a partir de 2010 e ter obtido uma média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos nas provas, além de uma nota superior a zero na redação. Também é necessário ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

*Com supervisão de Roberta Lopes

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo