Fim de semana de Enem. Provas no domingo e força-tarefa já montada para garantir a tranquilidade do exame. E é muita gente envolvida. Afinal, são 1753 municípios, 10 mil locais de aplicação, 4,3 milhões de mil inscrições, 9 milhões de provas impressas. A Advocacia Geral da União vai estar de plantão para garantir a segurança jurídica e monitorar ações judiciais que por ventura possam prejudicar o cronograma.
Nesse primeiro domingo, o candidato vai fazer as provas de linguagens, ciências humanas e a redação. No dia 10, serão as provas de matemática e ciências da natureza. Os locais já foram divulgados. Estão no cartão de confirmação, que pode ser acessado na página do participante, no enem.inep.gov.br/participante.
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. As provas mesmo começam às 13h30. Atenção, então, com a hora de sair de casa e com o trajeto que vai fazer para não pegar os portões já fechados. Pra sair da sala de provas só a partir das 15h30, mas se você quiser levar o caderno de questões para conferir depois, só a partir das 18h. No primeiro dia, o horário acaba às 19h e no segundo, às 18h30. O gabarito sai no dia 20 e o resultado mesmo, dia 13 de janeiro.