“Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco”, com estas palavras de Ademir Menezes, o Vasco homenageou o craque pelas redes sociais, nesta terça-feira (11), lembrando os 25 anos de morte do jogador.
Queixada, como foi apelidado, começou no Sport de Recife e veio em 1942 para o Rio de Janeiro, onde atuou por 12 anos no Vasco, marcando 301 gols.
“Ele era impressionante”, destaca o comentarista Mario Silva, ressaltando os dribles e a velocidade do atacante.
Na seleção brasileira, Ademir marcou 37 gols, nove deles na Copa do Mundo do Brasil em 1950, sendo até hoje o brasileiro a marcar mais gols em uma só edição da competição.
Ídolo do Expresso da Vitória, o vascaíno Ademir Menezes também vestiu a camisa Tricolor.
O futebol de Queixada inspirou ainda o poeta João Cabral de Melo Neto a escrever: “Você, como outros recifenses, nascido onde mangues e o frevo, soube mais que nenhum passar de um para o outro, sem tropeço. Recifense e, assim dividido entre dois climas diferentes, ambidestro do seco e do úmido (...)”.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edu Kapps/SMS Secretaria Municipal de Saúde do Rio faz estudo sobre a vacina dengue. Foto: Edu Kapps/SMS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)