Vasco homenageia Ademir Menezes, que inspirou poema de João Cabral

Publicado em 11/05/2021 - 17:34 Por Rodrigo Ricardo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco”, com estas palavras de Ademir Menezes, o Vasco homenageou o craque pelas redes sociais, nesta terça-feira (11), lembrando os 25 anos de morte do jogador.

Queixada, como foi apelidado, começou no Sport de Recife e veio em 1942 para o Rio de Janeiro, onde atuou por 12 anos no Vasco, marcando 301 gols.

“Ele era impressionante”, destaca o comentarista Mario Silva, ressaltando os dribles e a velocidade do atacante.

Na seleção brasileira, Ademir marcou 37 gols, nove deles na Copa do Mundo do Brasil em 1950, sendo até hoje o brasileiro a marcar mais gols em uma só edição da competição.

Ídolo do Expresso da Vitória, o vascaíno Ademir Menezes também vestiu a camisa Tricolor.

O futebol de Queixada inspirou ainda o poeta João Cabral de Melo Neto a  escrever:  “Você, como outros recifenses, nascido onde mangues e o frevo, soube mais que nenhum passar de um para o outro, sem tropeço. Recifense e, assim dividido entre dois climas diferentes, ambidestro do seco e do úmido (...)”.

Edição: Beatriz Arcoverde - Editora da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Indicador de felicidade da FGV cai e é o menor da série histórica

O levantamento mostra a escalada da desigualdade a partir da diminuição da renda obtida com o trabalho e o aumento das percepções negativas. E revela que os impactos foram sentidos de maneira mais intensa pela parcela mais pobre da população.

Baixar arquivo
Geral

No Rio Programa BRT Seguro reduz criminalidade e vandalismo

Em duas semanas de atividade, o Programa BRT Seguro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, registrou 12 prisões nas estações do sistema de ônibus que opera em faixas de rodagem exclusivas. Além disso, houve redução de 26% nos calotes de pagamento dos bilhetes.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileirão: São Paulo e Chapecoense buscam 1ª vitória

Equipes, que se enfrentam na quarta no Morumbi, têm apenas 1 ponto

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil assina acordo de cooperação com Programa Artemis, da Nasa

Brasil é o primeiro país da América Latina a assinar acordo de cooperação com o Programa Artemis, da Nasa, Agência Espacial Americana.

Baixar arquivo
Geral

Curitiba é a capital com melhor saneamento no Brasil, revela estudo

O Brasil apresentou uma ligeira melhora na cobertura de saneamento básico entre 2016 e 2019, segundo o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ABES, e divulgado nesta terça-feira (15).

Baixar arquivo
Política

Prefeitura do Rio retoma vacinação de grávidas e puérperas

Grávidas  e mulheres que tiveram filhos há até dois meses, e que tenham comorbidades, podem se vacinar contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 

Baixar arquivo