Futebol de 5: Brasil inicia luta pelo penta paralímpico contra Japão

China e França também serão adversários do Brasil

Publicado em 15/06/2021 - 16:40 Por Lincoln Chaves, da Rádio Nacional - São Paulo

O sorteio dos grupos do futebol de 5 (para deficientes visuais) na Paralimpíada de Tóquio (Japão) colocou os anfitriões no caminho da seleção brasileira. Os japoneses, inclusive, são os primeiros rivais na busca pela quinta medalha de ouro paralímpica na modalidade. Além deles, China e França também integram o Grupo A do torneio.

O grupo B reúne Argentina (bronze na Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016), Marrocos, Espanha e Tailândia. A competição será realizada entre 29 de agosto e 4 de setembro. As equipes se enfrentam dentro das próprias chaves e os dois melhores se classificam para as semifinais.

"A chave do Brasil ficou forte, mais equilibrada do que a outra. Mas o que sempre digo aos atletas é que, para serem campeões, não podem escolher adversário. Primeiro, temos de nos classificar. Vamos passo a passo", analisou o técnico Fábio Vasconcelos ao site da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Dois dos três adversários da primeira fase já estiveram no caminho brasileiro em edições anteriores dos Jogos. Contra os chineses, foram quatro partidas em Paralimpíadas, com um empate e três vitórias - uma delas por 2 a 1, na final de 2008, em Pequim (China). Quatro anos depois, em Londres (Reino Unido), a seleção nacional conquistou o ouro superando os franceses por 2 a 0.

"Acho que caímos em um grupo forte, com quatro equipes qualificadas. França e China já ganharam medalhas de prata em Paralimpíadas, e a China, principalmente, vem alcançando bons resultados. Vale destacar a evolução do Japão. Acompanhamos esse último Grand Prix [torneio realizado em Tóquio, há duas semanas, sem participação do Brasil, vencido pela Argentina] e percebemos que, taticamente, eles estão organizados defensivamente e saindo bem para o ataque, mostrando que a metodologia de treinamento tem sido bastante eficaz", destacou o ala Ricardinho, considerado o melhor jogador do mundo no futebol de 5, também ao site da CBDV.

Na história da modalidade na Paralimpíada, o Brasil esteve em quadra 22 vezes, com 17 vitórias e cinco empates, conquistando o ouro nas quatro vezes que o esporte esteve em disputa nos Jogos. A seleção não é derrotada no tempo normal em uma partida oficial há oito anos. Além disso, desde o vice na Copa do Mundo de 2006, os brasileiros somente não ocuparam o topo do pódio em algum torneio que disputaram na Copa América de 2017, quando levaram a prata e tiveram interrompida uma sequência de 24 títulos seguidos.

Edição: Sheily Noleto e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo