Miraitowa e Someity são as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Publicado em 23/07/2021 - 09:11 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Inspirados na tecnologia, nos mangás e animes, que são os quadrinhos e desenhos animados japoneses, os robôs Miraitowa e Someity, são as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão.

Escolhidas em um concurso nacional que envolveu cerca de 17 mil escolas primárias e mais de dois mil desenhos feitos por moradores do Japão, as personagens vivem num mundo digital e através da internet podem se teletransportar para o mundo real.

Em cores branca e azul, Miraitowa, mascote da Olimpíada, é a junção das palavras em japonês Mirai, que quer dizer futuro. e Towa, que significa eternidade.

Já a mascote da Paralimpíada, Someity, de cor rosa e branca, foi criada em referência a uma cerejeira, famosa árvore do Japão e seu nome significa “muito poderosa”.

Desde a Olimpíada de 1972, as mascotes procuram representar algum aspecto da cultura ou da história do país anfitrião e acabam chamando a atenção principalmente das crianças.

O pesquisador Daniel Tozatto Grijó destaca dois exemplos marcantes: o Ursinho Misha dos Jogos de Moscou, em 1980, e mais recentemente, Vinícius, mascote brasileiro da Rio 2016.

E agora em 2021, Miraitowa e Someity, além de distribuírem simpatia e alegria, trazem uma mensagem marcante para esse tempo de pandemia: unir o velho e o novo em busca de um futuro cheio de esperança para todas as pessoas do mundo.

*Com produção de Dayana Victor e sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo
Saúde

IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina da Astrazeneca à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro.

Baixar arquivo
Saúde

Aeroporto de Confins concentra maiores amostras da covid-19

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada.

Baixar arquivo
Geral

Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Baixar arquivo