Futebol feminino: Erika elogia zaga da seleção para Tóquio

Zagueira colabora com baixa média de gols sofridos na era Pia Sundhage

Publicado em 01/07/2021 - 17:15 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

No comando da seleção brasileira de futebol feminino desde agosto de 2019, Pia Sundhage dedicou ao sistema defensivo boa parte das atenções. O setor foi o que mais teve jogadoras convocadas pela técnica - 23 - e a dedicação tem dado resultado: são apenas oito gols sofridos em 18 jogos. É preciso de mais de duas partidas para, enfim, conseguir vazar o Brasil. 

Quando Erika esteve em campo, o retrospecto é ainda melhor: somente dois gols cedidos em dez ocasiões. Titular sempre que atuou com Pia, a defensora do Corinthians prefere enaltecer todo o setor.

"Todas as jogadoras que estão aqui integradas são as melhores para a Pia. Fico feliz pelas atuações, por estar jogando com a Rafa, a Benites e a Poliana. Temos uma zaga muito forte. Independente de quem estiver em campo, será feito o melhor possível", declarou.

Erika conversou com os jornalistas em uma entrevista coletiva por videoconferência direto de Portland (Estados Unidos). É lá que a seleção está reunida desde o último sábado (26) para três semanas de treinamento que antecedem a viagem ao Japão no próximo dia 15 de julho. 

E se o clima é de expectativa pela Olimpíada, na última quarta-feira (30) ficou ainda mais animado, com o anúncio de que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) liberou o aumento de 18 para 22 jogadoras convocadas. Com isso, as quatro atletas que Pia chamou como suplentes - a goleira Aline Reis, a lateral Letícia Santos, a meia-atacante Andressa Alves e a atacante Giovana Queiroz - também estarão à disposição para Tóquio. Erika conta como o grupo soube da novidade.

"Nós estávamos saindo do treino e a Tamires, que estava no vestiário, viu a notícia na hora e ficamos na euforia, querendo abraçar as meninas. A gente sabe que, independente de qualquer coisa, elas estão conosco, com o grupo, mas proporcionou uma alegria mais intensa", finalizou.

A estreia do Brasil na Olimpíada será em 21 de julho, diante da China, no estádio Miyagi, em Rifu.

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo