Seis modalidades estreiam em Tóquio e o Brasil tem chances em duas

Publicado em segunda-feira, 19 Julho, 2021 - 16:03 Por * Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terão 46 modalidades esportivas. E seis, vão ser disputadas pela primeira vez: Beisebol, Softball, Escalada Competitiva, Karatê, Skate e Surfe – as duas últimas com participação de brasileiros.

O beisebol, muito popular nos Estados Unidos, é disputado entre dois times, cada um com nove jogadores. É aquele jogo em que se bate na bola com um bastão. Já o Softball é uma variação do beisebol, com uma bola maior, e praticado principalmente por mulheres.

Outro esporte que estreia nos Jogos de Tóquio, e com brasileiros no páreo, é muito popular nas ruas das nossas cidades: o skate. Inventado na Califórnia, nos Estados Unidos, significa "surfe no asfalto".

O Brasil terá doze representantes. Seis homens e seis mulheres, em duas categorias: Street que oferece obstáculos imitando os encontrados nas ruas, como escadarias, corrimãos e rampas; e o estilo Park, praticado em pistas próprias, com inclinações verticais, para que os skatistas executem manobras.

O presidente da Federação Paulista de Skate, Roberto Massanero, destaca que o time brasileiro é muito forte, com reais chances de medalhas em Tóquio.

No Surfe, também estaremos muito bem representados, com quatro atletas de ponta: o bi-campeão mundial Gabriel Medina; Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019; Tatiana Wester Webb e Silvana Lima, duas vezes vice-campeã mundial. Nas redes sociais, Silvana falou da alegria por representar o Brasil nessa olimpíada, para ela é um sonho que se realiza.

Outro esporte que fará sua estreia nos jogos de Tóquio é a escalada esportiva. Inspirada no montanhismo, é uma modalidade recente, que começou na década de 1980. Os escaladores sobem por uma parede de 15 metros de altura.

E o Karatê, que tenta uma vaga desde os anos 1970, foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional a partir desta edição do Japão.

*Com produção de Dayana Vítor e sonoplastia de José Maria Pardal
 

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Polícia Federal realiza operação contra fraude no auxílio emergencial

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira, a Operação Voltheia II contra fraudes no auxílio emergencial destinado à população com dificuldades financeiras durante a pandemia de Covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Governo economizou R$ 1,5 bilhão com teletrabalho na pandemia

Esse número é resultado de um levantamento do Ministério da Economia que analisou a redução dos gastos entre os meses de março de 2020 e junho de 2021.

Baixar arquivo
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo