Alana Maldonado conquista ouro e Meg Emmerich fica com bronze no judô

Publicado em 29/08/2021 - 13:12 Por Igor Santos - Repórter da TV Brasil - Tóquio

No domingo, um dos mais tradicionais esportes da cultura japonesa chegou ao fim das disputas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O judô teve o terceiro e o último dia de lutas com destaque para duas brasileiras:  Alana Maldonado e Meg Emmerich.

 Alana Maldonado  na categoria até 70 Kg. Ela fez história e conquistou ouro e se tornou a primeira brasileira a subir tão alto no pódio no judô paralímpico. A medalha é a segunda na carreira de Alana, que ficou com a prata no Rio há cincos anos. Aos 26 anos, ela já se coloca como uma candidata a mais um pódio em Paris.

O domingo também teve a estreia medalhada de Meg Emmerich  na categoria acima de 70 Kg. Na primeira paralimpíada da carreira, ela já saiu com o bronze, uma conquista significativa. Juntando essas duas com o bronze de Lúcia Teixeira na véspera, o judô brasileiro encerrou a participação em Tóquio com três medalhas. Todas elas conquistadas por mulheres. Elas podem dizer que são as únicas atletas do nosso país a terem a honrar de ganhar uma medalha paralímpica no berço do judô, já que nos jogos de 1964 o Brasil não participou.

Além do judô, o Brasil também subiu ao pódio em outras modalidades neste domingo com destaque para a natação, que teve os ouros de Carol Santiago e Gabriel Geraldo. Teve ouro também no halterofilismo com Mariana D' Andrea. Ao fim do dia o país voltou a subir no sexto lugar no quadro de medalhas com dez ouros, cinco pratas e quinze bronzes.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem céu claro, temperatura entre 7 e 21º C.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil para esta sexta-feira (20)

Vitória, no Espírito Santo, tem previsão de céu claro, termômetros marcam temperatura entre 16 e 25º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Curitiba, no Paraná, tem previsão de céu claro, temperatura mínima de 3 e máxima de 15º C.

Baixar arquivo