Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino, na categoria médio (até 75kg), o brasileiro superou Gleb Bakshi, do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês), pelo placar de 4 a 1, no julgamento dos juízes. Ambos os duelos aconteceram na madrugada desta quinta-feira (5) na Arena Kokugikan, na capital Tóquio.
Com os triunfos, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos o boxe do país chegou a duas finais olímpicas em uma mesma edição. Além disso, o esporte já assegurou três medalhas em Tóquio, já que além de Bia e Hebert, Abner Teixeira, da categoria pesado (91kg), confirmou medalha de bronze.
O primeiro a entrar no ringue na final será Hebert Conceição, que terá pela frente o ucraniano Oleksandr Khyzhniak. A decisão será realizada no sábado (7), às 2h45 (horário de Brasília). Já a atual campeã mundial Bia Ferreira volta a competir somente no dia do encerramento de Tóquio 2020, na madrugada de domingo (8), às 2h (horário de Brasília). A oponente será a irlandesa Kellie Harrington, campeã mundial em 2018.