Primeiro brasileiro a disputar a final nos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio: esse resultado histórico foi conquistado pelo atleta e também estudante da rede pública de ensino do Distrito Federal Kawan Pereira, de 19 anos, que ficou em 10º lugar na plataforma de dez metros. O jovem representante evidenciou para o Brasil e para o mundo todas as habilidades necessárias para a prática dessa modalidade esportiva.
Quem enfatiza a participação do jovem na competição internacional é o professor de educação física da secretaria de Educação do Distrito Federal, e também treinador e chefe da equipe de saltos ornamentais do Brasil, Ricardo Moreira (ouça no áudio).
Ainda sobre esse resultado conquistado, o diretor de Educação Física e Desporto Escolar da secretaria de Educação do Distrito Federal, Marcelo Ottolini, enfatiza a participação de um professor de educação física em um evento como as Olimpíadas.
E foram diferentes esportes que ajudaram Kawan a chegar à final olímpica. Os movimentos aprendidos na capoeira foram passaporte para o atleta ingressar na piscina. Após uma partida de futebol, o jovem comemorava os gols fazendo mortais. E foi dessa forma inusitada que o professor percebeu o talento do atleta para os saltos ornamentais.
Kawan Pereira nasceu em Parnaíba, no litoral do Piauí. Mudou-se aos oito anos com a família para Brasília, onde mora até hoje. Antes de chegar a Tóquio, ele já tinha bons resultados internacionais no currículo.