Depois da liberação dos atletas brasileiros isolados na quarentena, a Seleção Brasileira de futebol de 5, futebol para cegos, realizou o primeiro treino em território japonês na manhã desta quarta-feira, em Hamamatsu. O Brasil está no grupo A nos Jogos Paralímpicos, ao lado de Japão, China e França. Na chave B estão Espanha, Marrocos, Argentina e Tailândia. O futebol de cinco será disputado de 29 de agosto a 4 de setembro no Sports Park, na baía de Tóquio. Durante os Jogos Olímpicos a instalação foi palco das disputas de basquete 3x3 e de escalada. O CPB agradeceu ao prefeito de Hamamatsu pela liberação dos atletas para treino e também à embaixada brasileira em Tóquio, pelo apoio.
Os jogos Paralímpicos começaram a ser disputados em 1960. A primeira participação do Brasil na competição aconteceu em na terceira edição, em Heidelberg, na Alemanha, em 1972. Desde então, participou de todas as edições, num total de 13 em 16. Em Tóquio, a delegação será composta por 260 atletas, incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro. Esta é a maior delegação paralímpica do Brasil em Jogos. Os paratletas brasileiros já conquistaram 307 medalhas, sendo 88 de ouro, 115 de prata e 104 de bronze. O Brasil ocupa, no momento, a vigésima terceira colocação do quadro geral de medalhas paralímpicas por países.
Faltam 12 dias para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)