Três atletas acendem pira Paralímpica dos Jogos de Tóquio

A Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Tóquio foi realizada hoje

Publicado em 24/08/2021 - 11:55 Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Tóquio (Japão) aconteceu nesta terça-feira (24) no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital japonesa. O imperador Naruhito, autoridade máxima do país, declarou oficialmente abertos os Jogos. Três japoneses levaram as tochas acenderam a Pira Paralímpica: Yui Kamiji, do tênis sobre cadeira de rodas), Shunsuke Uchida, da bocha, e Karin Morisaki, do halterofilismo.

Discursaram no evento, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons e a presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto

No desfile, o Brasil foi representado pelos porta-bandeiras o paraibano Petrúcio Ferreira, do atletismo, e a paulista Evelyn Oliveira, da bocha, medalhistas de ouro na Rio-2016. Eles representaram a delegação nacional composta por 260 atletas, sendo 164 homens e 96 mulheres.

Na apresentação artística, o evento contou com a performance de Karakuri, que é um teatro de marionetes, que envolveu dezenas de bailarinos. Posteriormente, foi a vez dos Agitos Paralímpicos aparecerem.

Além disso, tivemos a apresentação da "A Pequena Monoasa", que foi interpretada pela japonesa Yui Wago, de 13 anos. Ela mostrou que todos podem voar.

A bandeira do movimento paralímpico foi hasteada ao lado da bandeira japonesa. O símbolo olímpico foi levado por atletas, que representaram os continentes e o país-sede. O colombiano Fabio Torres, do halterofilismo, foi o representante das Américas.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo