PF vai apurar suposta falsidade ideológica de jogadores da Argentina

Segundo a Anvisa, argentinos mentiram ao preencher formulário oficial

Publicado em 06/09/2021 - 14:12 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar se quatro jogadores da seleção argentina de futebol cometeram crime de falsidade ideológica para entrar no Brasil. Os policiais colheram os depoimentos antes do retorno da equipe à Argentina, na noite desse domingo (05). 

De acordo com a Anvisa, o goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Cristian Romero, o volante Giovani Lo Celso e o atacante Emiliano Buendía mentiram ao preencher o formulário oficial de saúde do viajante. Eles jogam na Inglaterra, mas disseram que não estiveram recentemente no Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia.  

Os quatro também não fizeram o exame RT-PCR nem a quarentena, que são obrigatórios para quem passou por um desses quatro países. Ainda no sábado (04), a Anvisa comunicou que eles só poderiam sair do isolamento no hotel para deixar o Brasil. Mas os jogadores descumpriram essa determinação e foram nesse domingo (05) para a Neo Química Arena, em São Paulo. 

Por isso, agentes da Anvisa e da Polícia Federal interromperam o clássico sul-americano aos 4 minutos e 50 segundos. 

A Fifa informou que já recebeu os primeiros documentos sobre a partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Em nota, disse que os órgãos disciplinares vão avaliar o que fazer. O jogo pode ser cancelado ou marcado para outro dia. 

As duas seleções voltam a campo na quinta-feira (09), mas em partidas separadas. O Brasil enfrenta o Peru, na Arena Pernambuco, em Recife, e a Argentina joga contra a Bolívia, no Estádio Monumental de Núñez, na capital Buenos Aires.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo