Há 161 anos nascia Jigoro Kano, o pai do judô

Publicado em 28/10/2021 - 10:05 Por Rádio Nacional - Brasília

"O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência". Este é apenas um dos ensinamentos deixados por Jigoro Kano, o pai do judô. 

Nascido em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no Japão, transformou uma arte marcial em estilo de vida. O pai de Jigoro Kano passava pouco tempo com a família por causa do trabalho. A mãe era bem rigorosa em casa, mas sempre se preocupou em proporcionar uma infância feliz aos filhos. Essa convivência durou pouco, já que, quando Jigoro Kano tinha nove anos, a mãe ficou doente e morreu. O pai, então, decidiu mandar o garoto para estudar em Tóquio, onde estudou inglês e se tornou tradutor anos depois. 

Passou por anos difíceis na escola: tinha um físico aparentemente frágil, com 1,5 metro de altura e menos de 50kg. O garoto franzino sofreu bullying e chegou a apanhar de colegas. Foi então que, aos 16 anos começou a treinar Ju-jutsu, uma arte marcial que usava o corpo para ataque e defesa. 

A busca pelo aprimoramento físico não afastou Jigoro Kano da educação formal. Em 1881, aos 21 anos, se formou em literatura, ciências políticas e econômicas na Universidade Imperial de Tóquio. No ano seguinte, em 1882, inaugurou sua primeira escola de judô. 

Mais do que ensinar golpes no tatame, Jigoro Kano instituiu uma série de valores éticos e morais, como amizade, autocontrole, coragem, cortesia, honra, modéstia, sinceridade e respeito. Em 1891, aos 30 anos, se casou e construiu uma família numerosa, com nove filhos. Jigoro Kano ocupou diferentes cargos na administração pública, sempre lutando em prol do esporte. Em 1909, o mestre Kano se tornou o primeiro japonês a integrar o Comitê Olímpico Internacional. 

Em 1935, recebeu um prêmio por sua contribuição na organização do esporte no Japão. Em maio de 1938, o mestre Kano morreu, aos 77 anos, quando voltava de um compromisso do Comitê Olímpico no Cairo. Jigoro Kano deixou ensinamentos importantes, como aprender a cair e levantar no tatame e na vida. Vinte e seis anos depois da morte do pai do judô, o esporte entrou oficialmente para os Jogos Olímpicos em 1964, quando a Olimpíada foi realizada no Japão pela primeira vez. 

História Hoje 

Produção: Beatriz Evaristo 

Sonoplastia: Messias Melo 

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Segurança

Governo brasileiro pede desculpas por abordagem da PM a jovens negros

Itamaraty fez um pedido formal de desculpas aos embaixadores do Gabão, Burkina Faso e Canadá. Eles são pais dos adolescentes negros abordados de forma hostil pela Polícia Militar no Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Saúde

InfoGripe alerta para alta circulação de vírus sincicial em crianças

A análise aponta alta incidência e mortalidade nessa faixa etária. O rinovírus também se destaca nos diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na população infantil.

Baixar arquivo
Política

Regras da reforma tributária vão ao plenário sem consenso, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais acredita que o Congresso Nacional vai conseguir votar a pauta antes do recesso parlamentar. 

Baixar arquivo
Geral

Porto Alegre recolheu 92 mil toneladas de resíduos das enchentes

O serviço, que começou em 6 de maio, contou com 1,5 mil garis e 621 equipamentos, como caminhões de hidro jato. Foram retirados entulhos, foi feita a raspagem do lodo da enchente, as ruas, varridas e bocas-de-lobo e calçadas, limpas.

Baixar arquivo
Geral

Governo vai financiar a entrada para a compra de casas do MCMV no RS

O governo vai pagar até R$ 40 mil do valor de entrada do financiamento habitacional na faixa 3 do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Baixar arquivo
Internacional

Após 14 anos, Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido

Keir Starmer assumiu como primeiro-ministro após vitória esmagadora do Partido Trabalhista, que conquistou 412 assentos no Parlamento britânico.

Baixar arquivo