Presidente recebe atletas olímpicos e paralímpicos no Planalto

Publicado em 06/10/2021 - 22:04 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Atletas olímpicos e paralímpicos que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio foram recebidos na tarde desta quarta-feira (06) pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Os megaeventos realizados no Japão entre julho e setembro deste ano marcaram as melhores campanhas da história do país: foram 21 medalhas nas Olimpíadas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze, e 72 nas Paralimpíadas, 20 e duas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.

No início da cerimônia, a atleta paralímpica Maria Carolina Gomes Santiago, nadadora que compete entre deficientes visuais, comentou sobre a campanha do país nas duas competições. Para ela, o trabalho da comissão técnica, a gestão do esporte e o comprometimento dos atletas foram fundamentais para as conquistas.

Segundo o governo federal, dos 302 atletas da delegação olímpica, 80%, ou seja, 242, receberam o Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual. Já entre os 236 titulares paralímpicos em Tóquio, 95%, o correspondente a 226 atletas, eram bolsistas.

O secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, destacou os programas que, segundo ele, contribuíram para o bom desempenho do país nos Jogos, como o "Bolsa Atleta" e o "Bolsa Pódio", por exemplo.

Ao fim do evento, o presidente Jair Bolsonaro agradeceu o empenho dos atletas brasileiros.

Lembrando que nos Jogos Olímpicos o Brasil ficou na 12ª colocação geral e nos Jogos Paralímpicos, na 7ª colocação.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo
Geral

Operação apura suposto pagamento superfaturado em provas do Enem

A Justiça Federal determinou o bloqueio de  R$ 130 milhões das empresas e pessoas físicas envolvidas. Os investigadores apuram o envolvimento de servidores do Inep na contratação com pagamentos superfaturados de uma empresa para a realização do Enem. 

Baixar arquivo
Geral

Formação de ciclone muda o tempo no Rio de Janeiro

A previsão é que o ciclone provoque chuvas até esta quinta-feira (9). Os ciclones também são chamados de sistemas de baixa pressão e sua formação não é incomum no oceano, na costa das regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Justiça

Código Penal Brasileiro foi criado em 7 de dezembro de 1940

Desde então, a legislação penal já passou por algumas alterações, mas permanece como norma vigente no país desde 1º de janeiro de 1942.

Baixar arquivo