Jogos Olímpicos de Melbourne começaram em 22 de novembro de 1956

Publicado em 22/11/2021 - 13:15 Por Rádio Nacional - Brasília

Com a participação de 72 nações, a Austrália foi o país escolhido para realizar os primeiros Jogos Olímpicos fora dos Estados Unidos e da Europa. A cidade de Melbourne ganhou a eleição para sediar as Olimpíadas por apenas um voto, desbancando Buenos Aires. O evento teve início em 22 de novembro de 1956, e foi marcado pela transmissão ao vivo pela televisão.

A cerimônia de abertura alcançou a capacidade máxima da arquibancada, com um público de 103 mil pessoas. A volta com a tocha olímpica ficou nas mãos do jovem corredor australiano Ron Clarke, que viria a colecionar 17 recordes mundiais durante a carreira.

Por pouco mais de duas semanas, mais de três mil atletas competiram em 145 provas. Mas, nem todas as modalidades aconteceram na Austrália naquele ano. Os cavalos do hipismo teriam que passar por uma quarentena para entrar no país. A solução encontrada foi realizar as provas de hipismo em Estocolmo, na Suécia, quatro meses antes do evento principal, no inverno europeu.

A edição dos Jogos de 1956 também foi marcada por um pacto político importante. Em tempos de Guerra Fria, as duas Alemanhas competiram na mesma equipe, com uma bandeira que levava os anéis olímpicos, e adotaram o "Hino à Alegria" da Nona Sinfonia do alemão Ludwig van Beethoven.

Quarenta e oito atletas brasileiros participaram das Olimpíadas de Melbourne. Havia apenas uma mulher na delegação: Mary Dalva Proença representou o país nos saltos ornamentais. A bandeira brasileira foi erguida apenas uma vez no pódio de Adhemar Ferreira Silva, campeão no salto triplo.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Mario Sartorello

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo