Rede de cabos submersos levará internet para região norte

Publicado em 14/01/2022 - 15:52 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A primeira etapa de cabos submersos para levar internet a cidades da região norte do país está perto de ser finalizada. Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, estiveram no Macapá, capital do Amapá. Por lá, fizeram uma visita técnica para conhecer a implementação da “Infovia 00”, a primeira de oito, para o fornecimento de internet de boa qualidade a populações ribeirinhas e pescadores da região Norte.

A Infovia 00, submersa no rio Amazonas, tem  770 km e vai conectar cinco cidades. Macapá vai ser conectada a Santarém, no Pará. Para isso, o serviço passa pelas cidades paraenses de Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. O Ministério das Comunicações estima que 1 milhão de pessoas tenham acesso ao serviço.

Após a visita, o Presidente conversou com apoiadores presentes no local e mencionou que as obras contam com investimentos das operadoras de internet.

A construção dessa primeira infovia teve investimento de R$ 94 milhões, com maior parte dos recursos repassados pelo Ministério das Comunicações. A rede de infraestrutura vai levar conexão de alta velocidade às cidades citadas. As redes metropolitanas da Infovia 00 devem ser entregues até março deste ano. Ao lado do presidente, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou que o acesso à internet de qualidade promove igualdade e liberdade à população.

Como cabo de fibra ótica da Infovia 00 passa por baixo do Rio Amazonas, o Ministério das Comunicações explica que houve uma autorização do IBAMA, que avaliou “possíveis impactos ambientais e autorizou as licenças”.

No total, os cabos de fibra óptica devem levar internet a 58 cidades da região Norte. Com isso, cerca de 10 milhões de pessoas, que vivem em localidades com baixa ou pouca infraestrutura de conectividade, terão acesso aos serviços. O evento de hoje faz parte do PAIS - Programa Amazônia Integrada Sustentável, que integra o programa Norte Conectado.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Baixa umidade do ar e seca podem provocar sangramento nasal

O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, ocorre principalmente por causa do ressecamento das vias nasais e afeta especialmente pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Saúde

Internações hospitalares por doenças respiratórias aumentam 28%

O estudo mostra que mudanças bruscas de temperatura, tempo seco e poluição têm elevado o número de casos, o que fez as doenças respiratórias sobrecarregarem as unidades de saúde.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo recebe o Penharol no Maracanã pela Libertadores

Vamos começar com a série B do Campeonato Brasileiro. O Sport empatou com o Goiás em 1 a 1 na Arena Pernambuco, em Goiânia. O Vila Nova passou pela Chapecoense 3 a 2 jogando em Manaus. O Amazonas bateu o Operário 2 a 1, em Belo Horizonte.

Baixar arquivo
Economia

Senacon apura se celulares novos têm apps de aposta pré-instalados

A Secretaria Nacional do Consumidor deu 10 dias para oito fabricantes de celulares esclarecerem a possível pré-instalação de aplicativos de apostas em aparelhos novos.

Baixar arquivo
Cultura

Lei cria o Dia Nacional do Museu - 18 de maio

A lei também cria o projeto Adote um Museu para incentivar e promover a conservação e a manutenção dos museus públicos de interesse nacional, de bens e equipamentos públicos de preservação de obras sob a administração da União.

Baixar arquivo