Tragédia do Sarriá: menino que chorou em 82 lembra da Copa em detalhes

Publicado em 05/07/2022 - 17:06 Por Gabriella Castro*, da Radioagência Nacional - Brasília


Dia 5 de julho de 1982. Segunda fase da Copa do Mundo da Espanha. O Brasil inteiro esperava pelo menos um empate da Seleção Canarinha contra a Itália no estádio de Sarriá, em Barcelona. A seleção brasileira era favorita. O tetracampeonato mundial parecia cada vez mais próximo. Nessa ocasião, o menino José Carlos Vieira Júnior, com 10 anos recém completados ali mesmo no país europeu, vivia segundos de tensão naquela partida que veio a se tornar o que foi chamado de tragédia do Sarriá.

A tensão e o choro de José Carlos após a derrota da seleção viraram capa do Jornal da Tarde do dia seguinte e símbolo do sentimento de todos os brasileiros. O menino, no entanto, só veio saber da existência da foto quase 4 anos depois.

A derrota por 3 a 2 que tirou o Brasil da disputa completa(5) 40 anos. No entanto, mesmo sendo ainda muito jovem, ele afirma que lembra com detalhes.

Somente 12 anos depois, ele pôdea alegria de ver o Brasil campeão mundial. A copa de 94 para ele representou mais que uma vitória, é também uma lembrança do vínculo entre ele e o pai, falecido em 2000.

Assim como em 1982, José Carlos chamou a atenção da mídia. Profissionais da imprensa se propuseram a assistir à final com ele. Mas, ao chegar ao momento do jogo,José Carlos foi para a casa de um amigo. Queria se emocionar longe das câmeras.

O futebol traria ainda muitas alegrias e tristezas para o torcedor. Não chegou a assistir a um jogo de copa no estádio novamente, mas continuou a sofrer com as partidas na televisão. A derrota por 7x1 é um desses momentos impossíveis de se esquecer.

Depois de derrotas, vitórias e surpresas, ano de copa é de esperança. E, nesse quesito, oadvogado espera o mesmo que a maioria dos brasileiros: o hexa. O Junior torcedor é fã de outro Junior, o atacante Neymar, e acredita que a seleção tem condições de ser campeão mundial em 2022.

Em novembro, no Qatar, vem mais uma oportunidade de criar histórias e imagens marcantes na história do futebol brasileiro.

* Estagiária da EBC com supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Edição: Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo
Segurança

"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Ação marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavoura.

Baixar arquivo
Política

Presidente se reúne com representantes de bancos na sede da Febraban

Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil também participaram do almoço nesta segunda-feira (08), em São Paulo. 

Baixar arquivo
Geral

Após pandemia, Rio cria o Dia do Reencontro com ponto facultativo

A transformação do dia 02 de setembro em data especial considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades na cidade, inclusive com a realização de grandes eventos.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Rio de Janeiro registra baixa procura por doses de reforço

Após a liberação da segunda dose de reforço contra a covid-19 para toda a população adulta da cidade do Rio, menos de um terço deste público compareceu aos postos de saúde para receber a imunização.

Baixar arquivo