Sem a badalação do Flamengo, nem tão temido quanto o campeão Palmeiras e com um investimento bem inferior ao do Atlético Mineiro, o Athletico-PR luta para conquistar sua primeira Libertadores da América.
O Furacão bateu na trave em 2005, quando ficou com o vice-campeonato diante do São Paulo. Desde então, o clube cresceu e levou títulos importantes, inclusive o bi da Sul-Americana. Ainda vivo em todas as competições de 2022 e com um comandante especialista em mata-mata, o Athletico Paranaense tem mais uma parada difícil pela frente.
O adversário das quartas de final é o Estudiantes, e o primeiro duelo das equipes será nesta quinta-feira, às 21h30min, na Arena da Baixada. O tetracampeão da Libertadores não vem bem no campeonato argentino, é apenas o 22º colocado de 28 equipes. No entanto, assim como o Furacão, prioriza o torneio continental. Então, não espere um show do Athletico-PR, mas uma equipe que sabe seus pontos fortes e onde quer chegar, como explica Luiz Felipe Scolari.
Fernandinho e Alex Santana foram inscritos na Libertadores e podem enfrentar o Estudiantes. Já Marcelo Cirino rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho na vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Ele vai passar por cirurgia e só retorna ao futebol em 2023.