Criança adapta versão em braile de album da Copa do Mundo

Publicado em 23/09/2022 - 17:23 Por Sarah Quines - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Futebol, paixão nacional. Em ano de Copa do Mundo é tempo de trocar figurinha do álbum. Um shopping em São Paulo reúne, todo dia, cerca de 200 entusiastas que se encontram para completar a coleção.

A advogada Larissa Kimura é mãe do Vítor, um menino apaixonado pelas figurinhas. Ela conta que a atividade estimula o filho a aprender.

Na missão de completar o álbum da Copa tem criança e adulto, meninos e mulheres. Para Viviane Dantas, professora de judô, faltam apenas 20 figurinhas.

Mas a troca de figurinhas da Copa é uma atividade que ainda não é acessível às pessoas com deficiência visual, já que o álbum não foi pensado para incluir este grupo. Para não ficar de fora da brincadeira, Pedro Barreto, o menino de 11 anos que vive em Brasília, teve a ideia de adaptar o álbum para uma versão inclusiva em braile.

Pedro nasceu cego por conta de uma doença rara. Com a iniciativa do Pedro, a editora que publica o álbum se comprometeu a incluir o formato em braile, tornando o colecionismo de figurinhas mais acessível, como explica o advogado Marcos Barreto.

 

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo