A Justiça do Trabalho uniformizou o pagamento de dívidas trabalhistas dos clubes de futebol. O objetivo da medida é resolver os conflitos de decisões entre os juízes em relação a prazos e benefícios desde a entrada em vigor da Lei da Sociedade Anônima de Futebol. Essa nova regra permite que os clubes se transformem em empresas.
Agora, só aqueles que se tornarem SAF poderão ter acesso aos benefícios previstos na lei, como a possibilidade de até 10 anos para quitação das dívidas.
Já os clubes que não optaram por transformar seu departamento de futebol em SAF vão ter até seis anos para pagar por meio de um Plano Especial de Pagamento Trabalhista. O clube que vai ter que apresentar a forma pagamento e quitar o débito no prazo.
A coordenadora do grupo de estudos de Direito Esportivo Empresarial da Universidade Mackenzie, Anna Flavia Gonzalez, explica que a ideia é que os clubes organizem as dívidas num único plano para fazer o pagamento.
Os clubes que já estavam usando o plano especial de pagamento, antes do normativo, têm 180 dias para se adequarem às novas normas.
A dívida dos principais times de futebol do país já passava dos R$ 9 bilhões em 2021, segundo relatório da XP e da consultoria Convocados. A maior dívida é do Atlético Mineiro, R$ 1,3 bilhão, seguido por Corinthians, Cruzeiro e Vasco.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)