O velório da ex-jogadora de vôlei e um dos maiores nomes do esporte no Brasil, Isabel Salgado, será nesta quinta-feira no Cemitério do Caju, na zona norte carioca. A cerimônia de cremação será às duas da tarde.
Maria Isabel Barroso Salgado, mais conhecida como Isabel do Vôlei, morreu aos 62 anos, nesta quarta-feira, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital a pedido da família.
A ex-atleta da seleção brasileira atuou em duas Olimpíadas – Moscou, em1980, e Los Angeles, em 1984.
Recentemente, ela chegou a aceitar o convite para fazer parte do grupo técnico de esporte do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que assumirá em 1º de janeiro de 2023. Por meio do Twitter, Lula homenageou a ex-atleta.
Isabel marcou a história do esporte por sua liderança dentro e fora de quadra. A atacante começou a praticar vôlei aos 12 anos e estreou pelo Flamengo um ano depois. Jogou em vários clubes e se tornou a primeira jogadora a atuar fora do país: defendeu o Módena da Itália e clubes no Japão.
Além da participação em duas edições dos Jogos Olímpicos, Isabel também disputou os Jogos Pan-Americanos de San Juan em 1979, ocasião em que conquistou o bronze - e o de Caracas, em 1983.
Após a aposentadoria das quadras, a carioca migrou para o vôlei de praia em 1996, formando dupla vitoriosa com Jackie Silva e depois com Roseli. Nos últimos anos, Isabel atuava como técnica das filhas Maria Clara e Carol Solberg. Isabel deixa cinco filhos e netos.