Lula assina decreto de Estratégia Nacional para o Futebol Feminino

Publicado em 30/03/2023 - 15:53 Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Ao receber a visita do troféu da Copa do Mundo Feminina 2023, nesta quinta-feira (30), o presidente Lula assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino e colocou o Brasil à disposição da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, para sediar o mundial feminino, em 2027.

O troféu foi apresentado ao presidente Lula e à ministra do Esporte, Ana Moser, na residência oficial, o Palácio da Alvorada. Segundo a ministra, o decreto assinado traz diretrizes sobre o direito ao esporte pelas mulheres, promove o prazer pela prática esportiva e o respeito à maternidade das atletas. Ela destacou os principais objetivos do decreto assinado.

O decreto também determina que o Ministério do Esporte elabore um diagnóstico, em até 120 dias, sobre a situação atual do futebol feminino no Brasil. E que crie um Plano de Ações até 2025 para a implantação das medidas assinadas.

Também participaram do evento o presidente da CBF, Ednaldo Gomes, e os embaixadores no Brasil da Austrália e da Nova Zelândia, países que vão sediar o mundial feminino.

O Brasil vai disputar o campeonato pelo Grupo F, ao lado da França, Panamá e Jamaica. A nona edição da Copa do Mundo Feminina de 2023 vai ser sediada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Serão 32 seleções de mulheres disputando a taça mundial. As brasileiras vão competir pela taça de campeãs, pela primeira vez.

 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Geral

Segunda etapa do Revalida acontece neste fim de semana

A prova de habilidades clínicas é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Baixar arquivo
Geral

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo
Internacional

Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Geral

Cúpula Social do Mercosul vai ser retomada, após sete anos

O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo