Com mais de 200 medalhas, Brasil tem melhor resultado no Pan-Americano

Publicado em 06/11/2023 - 16:02 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com mais de 200 medalhas, o Brasil encerra os Jogos Pan-Americanos com novo recorde de todos os pans! Em Santiago, no Chile, a maior delegação conquistou 66 medalhas de ouro, mais de 70 de prata e mais de 60 de bronze. Com isso, os atletas brasileiros garantiram o segundo lugar absoluto no quadro de medalhas, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. 

No meio de tanta gente boa e comprometida com o esporte, estão as mulheres que, desta vez, subiram ao pódio mais vezes que os homens. Entre os que mais receberam medalhas, três delas receberam 5 medalhas, cada uma. Apenas na ginástica rítmica, em 8 competições, as meninas levaram 8 medalhas de ouro. Nas redes sociais, elas se disseram orgulhosas. 

A atleta de judô, Rafaela Silva, foi medalha de ouro na categoria até 57kg, e ainda levou pra casa uma prata, na prova por equipes. Vitória do esforço e muito treino. 

A campanha do Pan, deste ano, superou em 20% o número total de medalhas de 2019, quando o Brasil tinha batido recorde com 169 medalhas. Os Jogos Pan-Americanos funcionam, ainda, como classificação direta para algumas modalidades que disputam nos Jogos Olímpicos, que no ano que vem serão sediados em Paris, na França. Para a competição do ano que vem, 143 vagas já estão garantidas. Os atletas dessas modalidades já podem se preparar de olho nos pódios olímpicos. 

A conquista das equipes brasileiras foi motivo de comemoração, também, do Ministério dos Esportes, que promove o programa Bolsa Atleta. Segundo a pasta, das 205 medalhas do Brasil, no Pan, quase 90% são de atletas que recebem o incentivo, o equivalente a 184 medalhas. 

Com ou sem medalha, esta foi a maior delegação do Brasil, na história, em competições internacionais: foram 635 competidores. E mais de 70% deles, que fazem parte do Bolsa Atleta, do governo federal. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo