O Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, o primeiro estádio esportivo do mundo a virar escola, foi inaugurado nesta quarta-feira pelo presidente Lula e comitiva do governo federal. O Ginásio fica no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O nome é uma homenagem à medalhista olímpica do vôlei Isabel Salgado. A escola recebeu, nesta semana, cerca de mil alunos, matriculados do 1º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental I e Fundamental II e é a maior da rede municipal do Rio, com 18 mil metros quadrados.
O presidente Lula destacou a importância de se investir em educação.
Durante o evento, o presidente ainda participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus Parque Olímpico/Cidade de Deus, do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, lembrou que os equipamentos olímpicos e paralímpicos foram pensados para serem transformados em legado para a cidade.
O Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado tem 24 salas de aulas, além de laboratório, refeitório, cozinha, vestiários e banheiros. A escola vai contar, ainda, com duas quadras e locais para a prática de esportes olímpicos como judô, tênis de mesa e ginástica. A unidade segue o modelo que busca o desenvolvimento de aptidões esportivas em conjunto com os estudos regulares, em horário integral.
O Ginásio foi construído nas dependências da Arena Carioca 3, que recebeu as competições de taekwondo e esgrima nos jogos olímpicos 2016, além do judô na Paralimpíada do mesmo ano.