Lula inaugura 1º ginásio esportivo do mundo que virou escola

Publicado em 07/02/2024 - 15:26 Por Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, o primeiro estádio esportivo do mundo a virar escola, foi inaugurado nesta quarta-feira pelo presidente Lula e comitiva do governo federal. O Ginásio fica no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

O nome é uma homenagem à medalhista olímpica do vôlei Isabel Salgado. A escola recebeu, nesta semana, cerca de mil alunos, matriculados do 1º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental I e Fundamental II e é a maior da rede municipal do Rio, com 18 mil metros quadrados. 

O presidente Lula destacou a importância de se investir em educação.

Durante o evento, o presidente ainda participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus Parque Olímpico/Cidade de Deus, do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, lembrou que os equipamentos olímpicos e paralímpicos foram pensados para serem transformados em legado para a cidade.

O Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado tem 24 salas de aulas, além de laboratório, refeitório, cozinha, vestiários e banheiros. A escola vai contar, ainda, com duas quadras e locais para a prática de esportes olímpicos como judô, tênis de mesa e ginástica. A unidade segue o modelo que busca o desenvolvimento de aptidões esportivas em conjunto com os estudos regulares, em horário integral.

O Ginásio foi construído nas dependências da Arena Carioca 3, que recebeu as competições de taekwondo e esgrima nos jogos olímpicos 2016, além do judô na Paralimpíada do mesmo ano.

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Cultura

Lei cria o Dia Nacional do Museu - 18 de maio

A lei também cria o projeto Adote um Museu para incentivar e promover a conservação e a manutenção dos museus públicos de interesse nacional, de bens e equipamentos públicos de preservação de obras sob a administração da União.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias de 21 territórios quilombolas recebem titulação da sua terra

Famílias tradicionais de 21 territórios quilombolas receberam, nesta quinta-feira, a titulação de áreas em nove estados do país, principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Economia

Economistas avaliam que o aumento da Selic para 10,75% não surpreende

O economista e professor da UnB, Cesar Bergo, diz que a decisão do Copom não surpreendeu o mercado. Mas há sim repercussões negativas, já que o crédito vai ficar mais caro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro reabre unidades de conservação para visitantes

Das 39 unidades, 11 são parques que já podem receber visitantes sem restrições. Entre eles, os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Mendanha e da Ilha Grande.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Jovem indígena morre com tiro na cabeça durante retomada de terra

A Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no Mato Grosso do Sul, havia sido retomada pelos Guarani Kaiowá na semana passada. Outras três pessoas também ficaram feridas por balas de borracha e munição letal.

Baixar arquivo