MEC flexibiliza calendário escolar no RS após enchentes

Órgão publica hoje resolução para orientar a retomada segura das aulas

Publicado em 10/05/2024 - 09:55 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O calendário escolar nas instituições públicas e privadas, de ensino básico, médio e superior, do Rio Grande do Sul, vai ser flexibilizado por causa do estado de calamidade pública imposto pelas fortes chuvas e enchentes da última semana.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as novas diretrizes foram articuladas com o Conselho Nacional de Educação e os gestores dos municípios afetados. Elas estarão em vigor enquanto durar o período de calamidade pública no estado.

O ministro explicou que o objetivo é orientar os sistemas de ensino para uma retomada segura das aulas e que a resolução deve ser publicada ainda nesta sexta-feira (10).

Entre as orientações, estão o aumento dos dias letivos e da carga horária de 2024 e 2025, o uso de espaços alternativos para o cumprimento de atividades em todos os níveis e etapas educacionais, além da prorrogação, por até dois anos, dos prazos para os trabalhos de conclusão de curso.

Camilo Santana destacou, ainda,  que, num cenário em que muita gente permanece sem luz e internet, o estudo remoto não seria solução.

Ele fez o anúncio durante o lançamento do programa Pé-de-Meia, em Pernambuco, nesta quinta-feira (9), frisando que agora o MEC e os gestores educacionais dos municípios gaúchos estão listando as escolas atingidas pela tragédia das chuvas para saber o que precisa ser reconstruído.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Governo do RS tem dez dias para explicar mudanças em código ambiental

O prazo foi dado pelo ministro do STF, Edson Fachin, que julga ação apresentada pelo Partido Verde, questionando alterações feitas pelo governo e pela Assembleia Legislativa do estado. De acordo com o PV, as mudanças no código tornaram as regras ambientais mais flexíveis. 

Baixar arquivo
Geral

Aulas voltam a ser suspensas em Porto Alegre nesta sexta-feira (24)

A decisão veio depois das fortes chuvas que caíram na capital do Rio Grande do Sul nesta quinta. A prefeito da cidade, Sebastião Melo, anunciou também o fechamento das comportas das barragens, para tentar regular a subida do nível dos rios e lagos. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Bahia joga contra Criciúma

Nesta quinta-feira, a bola rola também para Botafogo de Ribeirão Preto e Palmeiras; Cuiabá e Goiás; Ceará e CRB; São Paulo e Águia de Marabá.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde não podem excluir pacientes com autismo

A decisão, em caráter liminar, é da Juíza Substituta da 1ª Vara Cível de Brasília. A medida ocorre após sucessivas denúncias de cancelamentos de forma unilateral por parte da Amil Assistência Médica Internacional e a Allcare Administradora de Benefícios

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: acidente em comício no México deixa nove mortos

Ventos fortes provocaram a queda do palco. E mais: China inicia exercícios militares no entorno de Taiwan; Israel convoca embaixadores da Irlanda, Noruega e Espanha para assistirem a um vídeo do Hamas agredindo e sequestrando mulheres em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Dívidas prejudicam países em desenvolvimento, diz Lula

A declaração fez parte do discurso dado pelo presidente brasileiro, que recebeu o presidente de Benin, país africano, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Baixar arquivo