História Hoje: Os trinta anos do grito de "É Tetra!"

Brasil ergue a taça após 24 anos e homenageia Ayrton Senna na final

Publicado em 17/07/2024 - 09:58 Por História Hoje - Brasília

Depois de 24 anos de jejum, com o grito de campeão entalado na garganta, a Seleção Brasileira de Futebol voltou a levantar a taça da Copa do Mundo em 17 de julho de 1994. A edição de 1994 foi o décimo quinto mundial realizado nos Estados Unidos. O Brasil venceu a Itália nos pênaltis e se tornou a primeira seleção a conquistar o tetra.

1994 era para ser um ano de dobradinha. Ayrton Senna disputava o tetra nas pistas e a Seleção buscava o tetra nos gramados. Em abril, poucos dias antes de morrer, Senna assistiu a um amistoso da Seleção, em Paris, na França, e jantou com os jogadores brasileiros. Quando a Copa do Mundo começou, tinham se passado apenas dois meses da tragédia que tirou a vida de Senna. E a Seleção Canarinha levou como incentivo esse encontro memorável.

Sob o comando de Carlos Alberto Parreira, a Seleção estreou com vitória contra a Rússia, venceu Camarões e empatou com a Suécia. Nas oitavas, marcou um a zero contra os Estados Unidos e avançou para as quartas. Contra a Holanda, fez três a dois. E, nas semifinais, enfrentou a Suécia mais uma vez e ganhou.

O jogo da final contra a Itália reuniu mais de noventa mil torcedores no estádio Rose Bowl, na área metropolitana de Los Angeles. Com zero a zero no tempo normal e na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. A Itália chegou a ficar na vantagem. Mas os gols de Branco e Dunga e a defesa de Taffarel deixaram o Brasil mais próximo do título. Quando o jogador italiano Roberto Baggio bateu pra fora, a torcida brasileira foi ao delírio.

Durante a comemoração, os jogadores ergueram uma faixa em homenagem a Ayrton Senna. A mensagem dizia: “Senna, aceleramos juntos. O Tetra é nosso!”

 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: Dilson Santa Fé

Publicação Web: Leyberson Pedrosa

Edição: L Pedrosa

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo