Atletas brasileiros começam a viajar para os Jogos Paralímpicos

Publicado em 12/08/2024 - 08:31 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o fim da Olímpiada de Paris, os olhos do mundo se voltam agora para os Jogos Paralímpicos. De 28 de agosto a 8 de setembro, mais de 4.400 dos melhores atletas estarão reunidos em Paris.

E nesta segunda-feira (12), os primeiros atletas do Brasil Paralímpico embarcam rumo à capital francesa. São 72 pessoas do tênis de mesa, remo e vôlei sentado.

A ida de todos os atletas convocados será realizada de maneira escalonada em 12 datas diferentes.

O Brasil segue com 254 atletas com deficiência em 20 modalidades. Foram convocados ainda 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 279 competidores na capital francesa. É a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

Antes, a maior equipe nacional era de 259 participantes, em Tóquio 2020. O recorde foi nos Jogos do Rio 2016, quando sediamos a Paralimpíada. Agora, temos também a maior participação feminina na história dos Jogos Paralímpicos.

Além disso, está no ar a campanha “Mais que vencedores: brasileiros”, lançada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com nossos atletas medalhistas.

E a gente é mesmo uma potência paralímpica... Pra se ter uma ideia, na última edição, em Tóquio, conquistamos 72 medalhas:  22 de ouro, 20 de prata, 30 de bronze. Com isso, terminamos em sétimo no quadro de medalhas.

 

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE cria observatório para garantir direitos políticos da mulher

O órgão vai centralizar o recebimento de denúncias e refletir sobre as violências que as mulheres sofrem para o exercício dos direitos políticos.

Baixar arquivo
Justiça

MPT e TSE se unem para combater assédio eleitoral no trabalho

Ameaças de demissão a depender do resultado da eleição; obrigar a utilização de uniformes e adesivos de determinado candidato; incentivo ou promessa de promoção condicionado à vitória de determinado candidato são exemplos de assédio eleitoral. 

Baixar arquivo
Justiça

STF: condenados pelo júri popular devem cumprir pena imediatamente

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que condenados pelo júri popular por crimes dolosos contra a vida devem cumprir imediatamente a pena seja qual for o tempo de reclusão.

Baixar arquivo