Atletas olímpicos recebem Medalha Exército Brasileiro

A condecoração reconhece ações de destaque ou serviços relevantes

Publicado em 22/08/2024 - 18:09 Por Nathalia Maciel - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula condecorou, nesta quinta-feira (22), a campeã olímpica de judô, Beatriz Souza. Em comemoração ao Dia do Soldado, o evento foi também foi uma oportunidade para homenagear o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei de quadra Natália Araújo, medalhistas de bronze na Olimpíada de Paris.

Brasília (DF), 22/08/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecora medalhistas nas Olimpíadas de Paris: os judocas Beatriz Souza e Guilherme Schimidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, durante a solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 22/08/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecora medalhistas nas Olimpíadas de Paris: os judocas Beatriz Souza e Guilherme Schimidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, durante a solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os atletas fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa.

A seleção para o programa é feita por editais de convocação, levando em conta os resultados em competições nacionais e internacionais.  

Após a aprovação, os atletas passam a ser militares temporários por um período de até oito anos e a ter benefícios como apoio médico, fisioterapia, psicologia esportiva, nutricionista e acesso às instalações esportivas do Exército para treinamento.

Os atletas receberam a Medalha Exército Brasileiro que reconhece a prática de ações de destaque ou serviços relevantes.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente Lula disse que tem "orgulho dos nossos atletas que lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil".

*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Daniella Longuinho.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo