Desempenho histórico: atletas brasileiras ganham 12 das 20 medalhas

Todos os três ouros brasileiros foram para mulheres

Publicado em 11/08/2024 - 16:38 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As conquistas das mulheres em Paris, que pela primeira vez ganharam mais medalhas que os homens, são reflexo do que está acontecendo na nossa sociedade: “Elas estão cada vez mais se fortalecendo”. A avaliação é do COB, o Comitê Olímpico do Brasil, que apresentou um balanço, neste domingo, da participação dos nossos atletas nos jogos olímpicos.

Das 20 medalhas brasileiras conquistadas nas olimpíadas de Paris, 12 foram delas, sete deles e uma mista, na equipe de judô. Todos os três ouros brasileiros foram de mulheres: Beatriz Souza no judô, Rebeca Andrade na ginástica e a dupla do vôlei de praia Ana Patrícia e Duda.

Para o COB, milhares de pessoas foram inspiradas pelas histórias escritas pelo Time Brasil na França, e o nosso país termina sua participação com muitos motivos para se orgulhar.

Essa foi a segunda melhor campanha do país em Olimpíadas, ficando atrás apenas de Tóquio, quando o Brasil conquistou 21 medalhas. Mas foram apenas 3 ouros em Paris, número menor que de Tóquio e do Rio, quando os atletas brasileiros faturaram sete primeiros lugares.

Na França, o Brasil terminou na 20ª colocação no quadro de medalhas, que conta o número de ouros. No total de medalhas, o país ficou na 12º colocação, ao lado da Nova Zelândia.

O Brasil conquistou esse ano medalhas inéditas em algumas modalidades, como Caio Bonfim na marcha atlética e o surf feminino, com Tatiana Weston-Webb, além de reafirmar ídolos que entram para história do país, como Rebeca Andrade, Isaquias Queiroz, Alisson dos Santos e Bia Ferreira.

Também foram comemoradas campanhas históricas, mesmo sem a conquista de medalhas, em diversas modalidades, como Luiz Maurício no lançamento de dardo, Hugo Calderano no tênis de mesa, Giullia Penalber na luta livre, e Ana Sátila na canoagem slalom.

E o Comitê Olímpico do Brasil afirmou que já está a pleno vapor na preparação para os próximos Jogos Olímpicos, qde Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Edição: Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

TSE esclarece que comprovante de voto não vale como prova de vida

Tribunal Superior Eleitoral e o INSS alertam para fake news - que circula desde a eleição de 2022 - sobre documentos para prova de vida exigidos para aposentados e pensionistas do INSS. 

Baixar arquivo
Saúde

Guia de prevenção ao suicídio é lançado por OPAS e Ministério da Saúde

Foi lançada, nessa quinta-feira, a primeira versão em português do Viver a Vida (guia de implementação para a prevenção do suicídio nos países), do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Baixar arquivo
Cultura

Caruru dos Sete Meninos ganha título de patrimônio imaterial da Bahia

O título foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e o registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, quando se comemora o Dia de São Cosme e Damião.

Baixar arquivo
Geral

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste concentram 20% das queimadas

Esses municípios estão no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. 

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal

Segundo as investigações, neste ano, mais de 6,4 mil hectares foram queimados para a criação de gado na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Educação

Governo vai investir mais R$ 14 milhões em novos Cantinhos da Leitura

Até setembro deste ano, o Ministério da Educação criou mais de 10 mil Cantinhos da Leitura em ambientes escolares.

Baixar arquivo