Encerramento da Olimpíada será um “grande afresco visual”, diz diretor

Publicado em 10/08/2024 - 17:33 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminam neste domingo (11). O encerramento marca a passagem do bastão de Paris para Los Angeles 2028, nos Estados Unidos.

A cerimônia acontece, a partir das 16h, horário de Brasília, no Stade de France, para um público de 80 mil pessoas. O local será transformado em uma enorme sala de concertos para celebrar os 17 dias de competições.

Mais de 10 mil atletas de 206 países disputaram medalhas em 45 esportes, entre 26 de julho e 11 de agosto. Os detalhes da cerimônia são mantidos em segredo. 

Mas o diretor artístico Thomas Jolly disse que será um espetáculo com "muito visual", "acrobático" e "operístico", um "grande afresco visual".

Segundo Jolly, no dia 11 de agosto, os Jogos chegam ao fim, e a tocha Olímpica será apagada. Esse momento lembrará o quanto esses Jogos Olímpicos são preciosos, – um monumento único e uma experiência compartilhada – e, portanto, frágil".

Mais de 100 artistas, incluindo acrobatas, dançarinos e artistas de circo, se juntarão a cantores famosos em diversas performances musicais.

Uma parte do espetáculo será no ar, acompanhada por efeitos de iluminação e pelo estilo de roupa francês. 

A ideia é levar os espectadores em uma jornada ao passado, às origens dos Jogos, mas também ao futuro, e, por fim, a um universo atemporal. 

O nome dado por Jolly à cerimônia de encerramento é enigmático: "Recordes".

Edição: Paula de Castro / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Incêndio destrói 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros

As queimadas continuam a atingir o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Nesta segunda-feira, um helicóptero chega para fazer o transporte das equipes para as linhas de fogo, que já consumiu 10 mil hectares de cerrado.

Baixar arquivo
Esportes

Viva Maria celebra a campanha vitoriosa do Brasil nas Paralimpíadas

O Brasil teve sua melhor campanha na história das Paralimpíadas nos Jogos de Paris, conquistando 89 medalhas. O país ficou, pela primeira vez, entre os cinco países com mais pódios. Para celebrar esse recorde, o Viva Maria conversa com a jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do programa Copa Delas, na TV Brasil. 
 

Baixar arquivo
Saúde

Especial da Rádio Nacional aborda Setembro Amarelo e saúde mental

Qual o impacto que as redes sociais podem ter na vida de um universitário? Para a estudante de psicologia da Universidade Federal Fluminense Bruna Silva, depende do uso.

Baixar arquivo
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo