Encerramento da Olimpíada será um “grande afresco visual”, diz diretor

Publicado em 10/08/2024 - 17:33 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminam neste domingo (11). O encerramento marca a passagem do bastão de Paris para Los Angeles 2028, nos Estados Unidos.

A cerimônia acontece, a partir das 16h, horário de Brasília, no Stade de France, para um público de 80 mil pessoas. O local será transformado em uma enorme sala de concertos para celebrar os 17 dias de competições.

Mais de 10 mil atletas de 206 países disputaram medalhas em 45 esportes, entre 26 de julho e 11 de agosto. Os detalhes da cerimônia são mantidos em segredo. 

Mas o diretor artístico Thomas Jolly disse que será um espetáculo com "muito visual", "acrobático" e "operístico", um "grande afresco visual".

Segundo Jolly, no dia 11 de agosto, os Jogos chegam ao fim, e a tocha Olímpica será apagada. Esse momento lembrará o quanto esses Jogos Olímpicos são preciosos, – um monumento único e uma experiência compartilhada – e, portanto, frágil".

Mais de 100 artistas, incluindo acrobatas, dançarinos e artistas de circo, se juntarão a cantores famosos em diversas performances musicais.

Uma parte do espetáculo será no ar, acompanhada por efeitos de iluminação e pelo estilo de roupa francês. 

A ideia é levar os espectadores em uma jornada ao passado, às origens dos Jogos, mas também ao futuro, e, por fim, a um universo atemporal. 

O nome dado por Jolly à cerimônia de encerramento é enigmático: "Recordes".

Edição: Paula de Castro / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo