História Hoje: Primeiro campeonato Brasileiro do Vasco

Publicado em 01/08/2024 - 07:02 Por História Hoje - Brasília
Atualizado em 01/08/2024 - 06:08

Primeiro de agosto de 1974 marca o dia em que o Vasco conquistou seu primeiro título do Brasileirão. A final contra o Cruzeiro no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, terminou em dois a um. A vitória levou o Vasco a ser o primeiro time carioca a vencer o Campeonato Nacional, como era chamado na época.

Os jogos de 1974 foram realizados num quadrangular em turno único. A competição começou em janeiro, com 40 equipes. Vasco e Cruzeiro terminaram o campeonato empatados com quatro pontos. De acordo com o regulamento, as duas equipes deveriam disputar um jogo extra para definir o campeão.

A escolha do local para a partida decisiva gerou polêmica. A princípio, o jogo deveria acontecer no Mineirão, em Belo Horizonte, já que o Cruzeiro vinha de uma melhor campanha. Mas, em uma partida anterior entre os dois clubes, houve muita confusão e o regulamento determinava perda de mando de campo em casos de tentativa de agressão. Depois de muita discussão, as equipes e a Confederação Brasileira de Deporto entraram em acordo para que a final fosse no Maracanã.

No dia primeiro de agosto, o Vasco abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo com gol de Ademir. Carvoeiro marcou um segundo gol que foi anulado por impedimento. Aos 19 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro empatou a partida. Carvoeiro balançou a rede novamente para o Vasco, mudando o placar para 2 a 1. Antes do apito final, o Cruzeiro chegou a empatar mais uma vez mas o juiz anulou o gol.

Aquela vitória marcou o início da carreira de um dos maiores ídolos da história do Vasco. Com apenas 20 anos, Roberto Dinamite estreou como titular. O jogador foi o artilheiro da competição com 16 gols.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: Bruno Mendes

Edição Web: Patrícia Serrão

 

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo